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Sicredi e Turma da Mônica lançam coleção com foco em educação financeira

No dia 14 de maio, o Sicredi – que nasceu em Nova Petrópolis, na serra gaúcha, lançou nacionalmente, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, uma série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para crianças”.

O grupo, que hoje está espalhado por quase todo o Brasil, buscou a alternativa para se comunicar com o público infantil e jovem sobre a importância de gerir bem as finanças, um dos princípios do cooperativismo de Crédito, com linguagem e comunicação visual acessíveis.

Um levantamento feito neste ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que só 44% dos brasileiros falam com frequência sobre dinheiro com a família. E 39% só entram no assunto quando a situação financeira já está ruim. Seis em cada 10 brasileiros (58%) não gostam de dedicar tempo para cuidar das próprias finanças.

Por isso, a coleção foi lançada na Semana Nacional da Educação Financeira (Enef), promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) e terá seis edições com os personagens. Os títulos são: “Nossa Relação com o Dinheiro”; “Orçamento Pessoal ou Familiar”; “Uso do Crédito e Administração das Dívidas”; “Consumo Planejado e Consciente”; “Poupança e Investimento”; e “Prevenção e Proteção”.  As primeiras três edições das histórias em quadrinhos circulam em 2018 e as outras três sairão em 2019.

Para o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, iniciativas como essa são importantes para mostrar que, com a educação financeira, hábitos equivocados de consumo de toda uma geração podem ser mudados. “E isso vai além de cálculos matemáticos. Abrange hábitos cotidianos, como fazer escolhas com o dinheiro, envolvendo razão e emoção, desejo e necessidade. A educação financeira engloba dimensões culturais, sociais e psicológicas”, analisa.

Mauricio de Sousa ressalta a importância de tratar temas importantes como esse de forma lúdica e descontraída. “O projeto das revistas sobre educação financeira do Sicredi é mais um exemplo de como a Turma da Mônica colabora com a educação, por meio da simpatia e carisma dos personagens e suas histórias. Dessa forma, as crianças têm acesso à informação de maneira lúdica e prazerosa, diferente da obrigação de decorar um conteúdo, normalmente estranho à sua realidade e ao seu vocabulário”, aponta.