Ir para o conteúdo principal

Artigo de Opinião – Para onde vai o nosso Cooperativismo?

Pergunta-se: o nosso cooperativismo para onde vai? Em 10 anos, quantas cooperativas existirão? Quantos associados? Quantos colaboradores?

Hoje, o cooperativismo é integrado por 27% da população gaúcha e gera 10% do PIB Estadual. Em faturamento crescemos nos últimos 5 anos R$ 181.700.000,000 (cento e oitenta e um bilhões e setecentos milhões de reais).

O patrimônio líquido aumentou de 7,5 bilhões (2012) para 12,1 bilhões (2016). O número de associados aumentou de 2,1 milhões para 2,8 milhões e o de colaboradores de 51,9 mil para 58,8 mil nos mesmos anos.

Denota-se que há um enorme espaço para progredir. A tendência verificada ao longo dos últimos anos nos encoraja a afirmar que as Cooperativas constituem caminho para os cidadãos gaúchos se somarem ao processo cooperativo e, por consequência, a demanda por serviços também tende a aumentar. Para exemplificar, invoco o desejado aumento de novas agroindústrias. Como os serviços públicos (licenças, registros, etc.) para tal fim se concentram na capital do Estado, a mobilidade de pessoas tende a aumentar significativamente.

Outrossim, sendo as cooperativas sociedades de pessoas e não de capitais financeiros, há um forte impulso para o encontro das pessoas e uma permanente necessidade de unir, somar, agir juntos e aprender. A população cooperativada vai aumentar. Dessa forma cresce também a Escoop, com mais alunos para a graduação e especialmente para a pós-graduação.

As atuais e futuras tecnologias de comunicação, como o EAD (Ensino a Distância) estão no horizonte de formação técnica dos presentes e futuros cooperativistas. De outro lado a formação de pessoas exige Vivências Presenciais. Para o cooperativismo, que se constitui um modelo econômico antagônico ao modelo de economia de mercado e à economia estatal, a comum união é condição para fortalecer nossa economia, sustentada no trabalho e na justa distribuição das riquezas geradas.

Para tudo isso, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS estará presente e atuante.

 

Vergilio Frederico Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS