Ir para o conteúdo principal

Cursos e eventos com inscrições abertas

O Dia de Cooperar (Dia C) é a essência do cooperativismo colocada em prática, todos os dias do ano. A oportunidade de multiplicar o bem e gerar a felicidade, mudando a vida de milhares de pessoas em todo o Brasil. É uma iniciativa das cooperativas brasileiras, que promovem ações voluntárias em todo o País, em uma grande corrente do bem.

Em 2018, a celebração destas ações que ocorrem durante todo o ano acontecerá no dia 30 de junho. Em Porto Alegre, será comemorado no Parque Farroupilha (Redenção), e a data é festiva em vários outros municípios no Rio Grande do Sul e nos demais estados brasileiros.

As cooperativas que desejarem unir sua força ao Dia C devem cadastrar suas ações no site nacional do Dia C  durante o ano todo e enviar ao Sescoop/RS as notícias para divulgação destas ações (email: imprensa@ocergs.coop.br).

Existem várias possibilidades de atuar em ações permanentes, com comprometimento, e que cabem no seu dia a dia. Inscreva sua cooperativa aqui!

SEJA PARTE DESSA CORRENTE DO BEM!
#VEMCOOPERAR

**ATENÇÃO: PRAZO PRORROGADO PARA 30 JUNHO!!!**

As cooperativas gaúchas interessadas em ter seus cases de inovação e sustentabilidade selecionados para serem apresentados no 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo têm até o dia 30 de junho (prazo prorrogado!) para inscrever suas ações pelo e-mail inovacao@ocergs.coop.br.

Os cases serão umas das principais atrações no Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que este ano ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Além do e-email acima, as cooperativas também poderão esclarecer suas dúvidas pelo telefone (51) 3323-0075.

-> Importante: as cooperativas podem inscrever seus cases de inovação tanto para o Seminário como para o Prêmio Ocergs. Atenção aos prazos, pois são diferentes! O prazo para envio dos cases para o seminário encerra antes, pois, caso selecionados, estes serão incluídos no material de divulgação.

O 3º Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 tem por objetivo reconhecer e divulgar as cooperativas do Rio Grande do Sul que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado. As inscrições para concorrer ao Prêmio seguem abertas até as 18h do dia 3 de setembro.

São quatro categorias distintas e cada cooperativa deve se inscrever em apenas uma delas:

  1. INTERCOOPERAÇÃO– Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
  2. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA– Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

III. RESPONSABILIDADE SOCIAL – Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.

  1. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL– Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade ambiental.

Na mesma ocasião, será concedido à personalidade que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho o Troféu Padre Theodor Amstad 2018. O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad (homenagem à personalidade que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho) serão concedidos dentro da programação do 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.

Para mais informações sobre o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 e o troféu Padre Theodor Amstad 2018 envie e-mail para imprensa@ocergs.coop.br. Acesse aqui o formulário de inscrição e o regulamento. As cooperativas também poderão esclarecer suas dúvidas pelo telefone (51) 3323-0000.

-> Importante: as cooperativas podem inscrever seus cases de inovação tanto para o Seminário como para o Prêmio Ocergs. Atenção aos prazos, pois são diferentes! O prazo para envio dos cases para o seminário encerra antes, pois, caso selecionados, estes serão incluídos no material de divulgação.

A 4ª edição do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo incentiva profissionais de cooperativas a participarem do concurso, que reconhece trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais promovidos pelas cooperativas gaúchas.

O concurso está dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídia Cooperativa. As premiações serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo colocado de cada categoria.

Podem participar do concurso profissionais com formação acadêmica em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, registrados na Superintendência Regional de Trabalho e Emprego. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas até as 24h do dia 21 de outubro de 2018, pelo site www.ocergs.coop.br. Acesse aqui o formulário de inscrição e o regulamento.

Os artistas interessados em participar do 11° Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo podem inscrever suas obras musicais até o dia 31 de agosto.

Neste ano, o Festival será realizado em duas etapas (classificatória e final), no dia 24 de novembro, no Ginásio de Esportes 3 de Abril, na Rua Tupinambá Costa, 105 – 213, no município de Pedro Osório, na região Sul do Estado. A etapa classificatória ocorrerá das 8h às 14h, enquanto que a final ocorrerá das 21h às 24h.

As inscrições devem ser remetidas para o SESCOOP/RS – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, na Rua Félix da Cunha, n° 12, Bairro Floresta, Porto Alegre/RS, CEP: 90570-000.

Acesse aqui os seguintes documentos:

REGULAMENTO

FICHA DE INSCRIÇÃO

TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO DE MENOR

 O SESCOOP/RS estará promovendo o Programa de Formação de Conselheiros Fiscais – 2018 para associados e empregados das Cooperativas registadas no Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Procedimentos para Inscrição:

1º) efetuar inscrição no site, preenchendo corretamente o formulário com as informações solicitadas;

2º) encerrado o prazo das inscrições, o SESCOOP/RS emitirá e-mail confirmando a participação do inscrito, observado a regularidade da Cooperativa, a ordem de inscrição e as vagas oferecidas.

Turma 12 – Porto Alegre

Local: ESCOOP – Av.Berlim, 409 – Bairro São Geraldo
Porto Alegre/RS

Inscrições: 17 Maio 2018 – 02 Julho 2018

Realização: 05 Julho 2018 – 05 Julho 2018

http://www.sescooprs.coop.br/cursos-e-eventos/887/programa-de-formacao-de-conselheiros-fiscais-2018-turma-12-porto-alegre/

 

 O Sistema OCB e SESCOOP/RS estarão promovendo o Seminário do Ramo Trabalho da Região Sul,  no dia 18 de junho, na cidade de Porto Alegre/RS, para Cooperativas contempladas pela Lei nº 12.690/12.

Local: ESCOOP – Av.Berlim, 409 – Bairro São Geraldo
Porto Alegre/RS

Inscrições: 25 Maio 2018 – 13 Junho 2018

Realização: 18 Junho 2018 – 18 Junho 2018

Procedimentos para Inscrição:

1º) efetuar inscrição no site, preenchendo corretamente o formulário com as informações solicitadas;

2º) encerrado o prazo das inscrições, o SESCOOP/RS emitirá e-mail confirmando a participação do inscrito, observado a regularidade da Cooperativa, a ordem de inscrição e as vagas oferecidas.

http://www.sescooprs.coop.br/cursos-e-eventos/890/seminario-do-ramo-trabalho-da-regiao-sul/