Ir para o conteúdo principal

Sul do Brasil compartilha informações e conhecimentos sobre biogás e biometano

A cadeia do biogás e do biometano dos três estados do sul do país esteve em debate entre os dias 6 e 8 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), no Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Palestras, mesas-redondas e visitas técnicas integraram a programação que permitiu compartilhar informações e conhecimentos a respeito dessas fontes de energia, a mitigação das barreiras existentes e o potencial de desenvolvimento do setor por meio de cinco eixos principais: a estruturação da cadeia de suprimentos, tecnologia, formação de mão de obra, mercado e organização para o desenvolvimento do setor.

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi apoiador do evento e seu gerente de Promoção Social, José Zigomar Vieira dos Santos, participou da mesa-redonda do dia 7 “Formação de Mão de Obra”, que debateu sobre iniciativas para capacitação de profissionais para o setor do biogás.

Durante a solenidade de abertura, representantes de instituições públicas e privadas, realizadoras, patrocinadoras do evento, integraram a mesa e reforçaram a importância do Fórum para o fortalecimento do setor. Ubiratã Rezler, presidente do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), representando os realizadores do evento, enfatizou que foi em Caxias do Sul (RS) onde surgiu o 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano, em 2017, tornando-se Sul Brasileiro. “O Fórum Estadual ganhou mais parceiros, notoriedade e atenção para estarmos aqui hoje. Os realizadores, patrocinadores e apoiadores não medirão esforços para que possam trazer ótimas oportunidades de crescimento, de negócios em busca de alternativas na geração de energia e combustível, fortalecendo toda a cadeia de biogás e biometano”.

O desenvolvimento do biogás nos últimos 10 anos foi enfatizado por Rodrigo Regis de Almeida Galvão, diretor presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis Biogás (Cibiogás). Para Galvão, o tema vem ganhando cada vez mais robustez graças ao momento de grande discussão sobre como criar alternativas para ter segurança energética. “O Brasil conta com capital humano, capital tecnológico e, junto com os governos, podemos construir um país que nós queremos para o crescimento econômico”. Galvão comemorou a aprovação pelo Conselho Nacional de Política Energética do Brasil (CNPE) nesta terça-feira, 5 de junho, da meta de descarbonização, dentro da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBIO), que ficou em 10%. “Isso abre um leque de oportunidades muito grande para o setor do biogás e biometano”.

De acordo com o coordenador geral do Fórum, Clóvis Reichert, o evento é um espaço que oportuniza, de fato, a discussão sobre o desenvolvimento da cadeia e o uso do biogás na região Sul do Brasil e países vizinhos, visando a mitigação das barreiras existentes. “São cinco grandes temas que o evento tratará e já temos excelentes notícias, entre elas a aprovação das metas do RenovaBIO e o lançamento do projeto ‘Aplicações de biogás na agroindústria brasileira’, que conta com recursos do Fundo Global do Meio Ambiente (Global Environment Facility, GEF, sigla original em inglês). São três dias intensos, de oportunidades de relacionamento e de enriquecimento”. Reichert ressaltou a importância do marco regulatório, o que significa avanços importante para o segmento. “O estado do Paraná já avançou e o Rio Grande do Sul está muito próximo de uma legislação que auxiliará de forma efetiva a cadeia”.

Realização do Fórum
A realização do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (APLMMeA), do Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás), do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia (IST PGE) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).