Ir para o conteúdo principal

Languiru recebe distinção de Destaque Mercadológico pela atuação no mercado internacional

A Cooperativa Languiru integra, mais uma vez, seleto grupo de 55 empresas gaúchas de diferentes segmentos homenageadas pela atuação no mercado internacional. A cooperativa teutoniense foi laureada como Destaque Mercadológico no 46º Prêmio Exportação RS, promovido por conselho formado por 17 entidades. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 07 de junho, em Porto Alegre, e enalteceu o trabalho desenvolvido por essas empresas que abrem os caminhos da exportação no Rio Grande do Sul. A solenidade reuniu autoridades, imprensa e empresas agraciadas.

A Languiru esteve representada pelo presidente Dirceu Bayer, acompanhado do diretor administrativo Euclides Andrade, do gerente executivo de indústrias Fabiano Leonhardt, do gerente de vendas Roberto Pulita e do jornalista Leandro Augusto Hamester.

A premiação destaca empresas nas categorias quantitativa, com base em dados de exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); e qualitativa, com base na expertise das entidades representadas no Conselho do Prêmio Exportação RS. Na ocasião também foi entregue o prêmio Personalidade Competitividade Internacional 2018 para Cláudio Guenther, presidente da Stihl no Brasil, reconhecimento a lideranças empresariais ou profissionais que atuem no comércio exterior e que tenham realizado ações de incentivo à inserção de produtos brasileiros no mercado externo. Este ano o Conselho ainda realizou homenagem póstuma a Raul Randon, um dos fundadores das empresas Randon, por sua contribuição ao mercado exportador.

“Chegamos ao final do processo seletivo deste certame muito satisfeitos, numa seleção bastante complexa considerando o número de empresas agraciadas com o Prêmio Exportação. Esta edição também demonstrou a diversidade da pauta exportadora gaúcha, pois envolveu vários setores econômicos importantes do Rio Grande do Sul”, destaca o CEO do Prêmio Exportação 2018, Edmilson Milan.

O presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), Rafael Biedermann, lembra que urge um estado menos pesado e que o conselho do prêmio se solidariza com a comunidade exportadora. “O prêmio não é somente do Rio Grande do Sul, ele alcança horizonte nacional. São empresas que servem de exemplo de inovação e de superação, cases nos quais devemos nos inspirar”, ressalta.

Além da Cooperativa Languiru, o Vale do Taquari esteve representado pela Docile Alimentos, também na categoria Destaque Mercadológico, e pela Florestal Alimentos, em Diversificação de Mercados.

Destaque Mercadológico

Bayer recebeu o troféu de Destaque Mercadológico concedido à Languiru das mãos do gerente regional do Banco do Brasil, Claiton Rodrigues da Silva. O reconhecimento valida a aplicação de eficientes técnicas de marketing da cooperativa no mercado internacional, enaltecendo o trabalho de prospecção e de fidelização de clientes em diferentes mercados consumidores. As carnes de aves e de suínos formam a base de exportações da cooperativa e são comercializadas para mais de 40 países. Entre os produtos estão o griller (segmento aves), o pernil e a paleta sem osso, o carré e o lombo (segmento suínos), comercializados principalmente com os mercados do Oriente Médio, da África e da Ásia. A estratégia de gestão da Languiru visa fidelizar clientes e mercados específicos, com altas exigências quanto ao padrão de qualidade, mantendo um vínculo de marca com o cliente final. Os produtos Languiru também estão presentes nas maiores e renomadas feiras de alimentos no mundo, o que demonstra o seu comprometimento com o mercado externo. Novos investimentos nos segmentos de carnes (aves e suínos) estarão voltados à ampliação da participação do mercado externo no faturamento e resultado da cooperativa.

“O planejamento prevê o crescimento da atuação da Languiru no mercado externo, além do incremento do mix de produtos disponibilizados, atendendo às necessidades dos nossos clientes internacionais. Estamos felizes em poder integrar, mais uma vez, o seleto grupo deste que é o ‘óscar’ da exportação gaúcha. O agronegócio mais uma vez mostra a sua força para o desenvolvimento econômico do país, e precisa ser valorizado por isso”, destaca o presidente Bayer.

Para ele, o Rio Grande do Sul e o Brasil precisam marcar território também no mercado global. “É muito importante divulgar esses cases de sucesso, as boas notícias, num momento conturbado no cenário político e econômico. Tanto a Languiru quanto o nosso produtor realizaram uma série de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Hoje, a cooperativa está preparada para atender aos mercados mais exigentes no mundo. Isso tudo ratifica a posição da Languiru como uma das maiores cooperativas de produção do Estado”, conclui.

Categorias

A categoria quantitativa reconhece empresas com o título de Trajetória Exportadora Máster, Diversificação de Mercados, Dinamismo Exportador e Destaque Exportador. A categoria qualitativa premia com Destaque Mercadológico, Destaque Setorial, Destaque Serviços de Suporte à Exportação, Dinamismo Exportador Trading e Pequeno Desbravador Internacional.

Considerado o principal reconhecimento na área de comércio exterior no Rio Grande do Sul, o Prêmio Exportação RS é uma promoção da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A distinção busca valorizar empresas gaúchas ou com sede no Estado que obtiveram os melhores resultados no comércio internacional, colaborando para a economia do Rio Grande do Sul com o desenvolvimento de estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado externo.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças das instituições que possuem alguma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho: Apex-Brasil, Agenda 2020, ADVB/RS, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Federasul, Fecomércio-RS, FIERGS, Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Movimento Brasil Competitivo, Porto do Rio Grande, PwC Brasil, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e UFRGS.

Texto: Leandro Augusto Hamester