Ir para o conteúdo principal

Coprel reconstrói redes de energia com ajuda de mais cooperativas

Na madrugada do dia 12, condições severas de tempo causaram muita destruição em Coxilha, Água Santa e Ciríaco, e demais municípios da região. Não há consenso entre os especialistas sobre qual fenômeno meteorológico que ocorreu na região, mas pelas características dos estragos registrados, meteorologistas sugerem que pode ter ocorrido um tornado de intensidade F2 a F3, o que corresponde a ventos de 180 a 330 km/h. Nos pontos atingidos pelos ventos mais severos, propriedades inteiras foram destruídas, e as redes elétricas da Coprel tiveram os postes quebrados e cabos rompidos, precisando ser reconstruídas por completo.

Desde a manhã de domingo, dia 10, haviam instabilidades em toda a área de atuação da Coprel, e a cooperativa passou a atender as faltas de energia registradas em todas as regiões de atuação. No entanto, com os temporais mais severos ocorridos de segunda até a manhã de terça-feira, além das equipes da Coprel, outras cinco cooperativas enviaram equipes para auxiliar nos trabalhos: Ceriluz, Certhil, Cooperluz, Creluz e Creral. Esta é uma prática organizada pelas cooperativas, que possuem um plano de contingência para dias atípicos e realizam ações de intercooperação: Cooperativas menos atingidas pelos temporais auxiliam as outras, situadas em regiões mais afetadas. Os trabalhos de reconstrução das redes foram concluídos na tarde de quinta-feira, dia 14, restabelecendo a energia a todos os cooperantes. Neste temporal, 278 postes foram quebrados pela força dos ventos.

Os trabalhos de reconstrução das redes foram realizados obedecendo todas as normas de segurança que sempre são seguidas pela Cooperativa, dando prioridade às situações de risco. A Coprel destaca que permanece à disposição dos cooperantes pelo atendimento gratuito 24h: 116, 0800 51 3196 e 0800 701 3196.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel