Ir para o conteúdo principal

Aprendiz Cooperativo do Campo é finalista do Projeto Bota na Mesa da FGV

A sucessão familiar no campo é um desafio e pode ser também uma oportunidade. O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolvido pelo Sescoop/RS, investe na qualificação de jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais. E com essa proposta acaba de ser selecionado como um dos 20 finalistas da Chamada de Iniciativas Inovadoras para a Inclusão da Agricultura Familiar do projeto Bota na Mesa, realizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).

Foram 73 inscrições recebidas das cinco regiões brasileiras. Desde já parabenizamos pela excelente iniciativa. O projeto Bota na Mesa é uma iniciativa que busca incluir a agricultura familiar na cadeia de alimentos em grandes centros urbanos, considerando o comércio justo, a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. Com o projeto, o GVces espera contribuir para que haja mais transparência nos relacionamentos e para que o papel social e ambiental do pequeno produtor esteja refletido em uma cadeia de alimentos mais justa e inclusiva.

O QUE É O PROGRAMA APRENDIZ COOPERATIVO

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS abre as portas do mercado de trabalho para estudantes entre 14 anos (completos) e 24 anos (incompletos no momento do encerramento do curso).

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS

– Estimular a permanência dos jovens no campo ou na zona rural;

– Proporcionar às cooperativas agropecuárias o incremento do quadro social;

– Promover a sucessão familiar profissionalizada;

– Promover o empreendedorismo cooperativo;

– Profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

COMO FUNCIONA          

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo traz uma proposta inovadora de curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo.

O curso tem 17 meses de duração, com 552 horas de aulas teóricas e 552 horas de aulas práticas, durante quatro dias por semana, com quatro horas de aula por dia.

Outra inovação é a alternância entre os módulos teórico e prático: o aprendiz tem duas semanas consecutivas de aulas teóricas e duas semanas de aulas práticas, sucessivamente. Desta forma, não perde o vínculo com as atividades do campo e nem se desvencilha das relações familiares.