Ir para o conteúdo principal

Cecoop aprova moção para incentivar cooperativismo nas escolas gaúchas

As cooperativas escolares e o Dia de Cooperar (Dia C) estiveram no centro da pauta de reunião do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) realizada nesta quinta-feira (28), Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre. Após acompanhar o relato de jovens estudantes que estão à frente de cooperativas escolares, o Cecoop aprovou o envio de moção à Secretaria da Educação e à Federação das Associações de Municípios (Famurs) para reforçar e incentivar a prática do cooperativismo nas escolas gaúchas. ”O cooperativismo é um instrumento muito importante para vencermos desafios em nossas vidas e no Estado”, disse o presidente do Cecoop e secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto.

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira, apresentou o contexto da realização do Dia C e seu crescimento no Estado. O Dia C envolverá cooperativas e voluntários em dezenas de municípios gaúchos. No sábado, dia 30, na capital, serão oferecidos serviços gratuitos e shows culturais em um palco montado no Largo da Setembrina do Parque da Redenção, das 9h às 17h. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) participará do Dia C com a divulgação do ramo cooperativista de consumo, por meio de parceria com a cooperativa Girasol. O Dia C é promovido por Sescoop/RS e o Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.

Na sequência da reunião, a presidente da Cooperativa Escolas Bom Pastor (Cooebompa), Laís Kunrath, e o ex-presidente Leonardo Schneider falaram sobre a experiência dos alunos de Nova Petrópolis. Os jovens narraram o caminho para ao desenvolvimento de projetos, que envolvem planejamento, cursos, eventos e viagens. “A cooperativa escolar não visa ao lucro, mas a aprendizagem”, disse Laís.

O professor Everaldo Marini falou sobre dificuldades das cooperativas escolares e ressaltou o caráter pedagógico das iniciativas, que são laboratórios de aprendizagem em diferentes áreas muito além de apenas produzir e vender um produto. Marini pediu apoio do Cecoop para a formação de um grupo de trabalho para estudar questões jurídicas que envolvem cooperativas escolares.

Além de representantes dos diferentes ramos do cooperativismo e de secretarias de Estado, participaram da reunião do Cecoop o presidente do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Vergilio Perius; o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann; Mário Konzen, da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis; a presidente da Federação das Cooperativas Escolares (Feecopes), Sara Kathieli Morschel Ribeiro de Freitas; e estudantes de outras cooperativas escolares.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDR