Ir para o conteúdo principal

Cooperativas escolares lotam Plenário da Assembleia Legislativa e apontam desafios

 

Cerca de 300 pessoas entre estudantes, educadores, lideranças cooperativas e autoridades de 23 municípios lotaram o plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (28), para acompanhar o Grande Expediente em homenagem as 102 cooperativas escolares presentes em 43 cidades gaúchas. A homenagem foi alusiva ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado do mês de julho, dia 7.

Em constante evolução, as cooperativas escolares enfrentam o desafio ampliar o tempo disponível dos professores para a orientação dos alunos em atividades e projetos no contra turno. De acordo com o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, essa demanda tem sido constantemente reforçada junto ao Estado e a municípios. “O que acontece hoje é que os professores não tem horas livres suficientes para orientar os alunos, solicitamos ao menos quatro horas semanais para que esse trabalho pedagógico continue a ser impulsionado.”

Autor da proposta do Grande Expediente, em seu discurso o deputado Elton Weber solicitou aos secretários municiais de educação presentes e ao secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, que viabilizem o pleito. “Seria um esforço pequeno do poder público perto dos frutos dessas iniciativas para a sociedade gaúcha”. Segundo a professora e assessora de Formação Cooperativista de Promoção Social do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa, o acompanhamento é fundamental, considerando que os jovens têm entre 10 e 17 anos de idade.

São jovens como Lais Kunrath, presidente da Cooperativa Escolar Bom Pastor, de Nova Petrópolis. Aos 16 anos, ela fala com entusiasmo sobre as perspectivas que se abriram a partir desta experiência. “Ele nos traz muitos valores humanos, que nos remetem ao próximo e não só ao individualismo.” Para o presidente da Cooperativa Escolar Ecologia, Cultura e Arte (ECCUART), Thales Brune, a vida em grupo facilita a evolução dos cidadãos.

Atualmente, há no país um movimento para que o cooperativismo vire disciplina do currículo das escolas brasileiras. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop, Vergilio Perius, entende que o modelo é ultrapassado e que a gestão cooperativa tem de ser trabalhada de forma pedagógica em todas as disciplinas escolares, da matemática à educação física.

O ato foi encerrado com o coral formado pelos estudantes Sofia Schaefer, Ian Gabriel de Souza, Claiver da Silva e Camliy de Souza, que apresentaram a Canção do Cooperativismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Dep. Elton Weber