Ir para o conteúdo principal

Dia C para transformar realidades e aquecer vidas

Um dia revolucionário, essa seria uma boa definição do Dia C, Dia de Cooperar. Em Porto Alegre, a celebração ocorreu no último sábado, dia 30, no Parque da Redenção, das 9h às 17h, e reuniu as cooperativas Sicredi, Unicred, Unimed, Aurora Alimentos, Fetrabalho, Coeducars, Sicoob, Cootravipa, Uniodonto e parceiros convidados, como Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra) e Projeto Tamborada, que disponibilizaram 26 ações para as 25 mil pessoas que circularam pelo local do evento. Além dos brinquedos infláveis, passeio a cavalo, apresentação de cães adestrados da Brigada Militar e das atrações musicais.

Entre as ações, o Brechó Solidário da Coeducars, que levou roupas para serem trocadas por tampinhas plásticas, que serão entregues ao Instituto Infantil do Câncer e revertidas em brinquedos para os pequenos pacientes.

Uma via de múltiplas mãos, todas com uma única intenção: transformar realidades e, nesse caso específico, aquecer quem precisa. “Terminou o frio. Eu estou muito feliz, agora vou poder me agasalhar”, contou o trabalhador da construção civil, Orlando Silva Gonçalves, 57 anos. Além das roupas, o seu Orlando aproveitou para cortar o cabelo, fazer a barba e levar uma mudinha de planta para casa.

E casa é justamente o que não tem no momento, o cearense, que mora há dois anos no Rio Grande do Sul, e atualmente depende do albergue municipal para passar as noites. Vestindo uma jaqueta fininha, Luis Marcelo Ribeiro de Paula, 32 anos, pôde garantir no Dia C que os seus próximos dias sejam mais quentes. “Eu estou há vários dias com o mesmo casaco. Agora, vou pode trocar de roupa e me proteger do frio”. Na opinião de Paula, o Dia C é uma ação solidária e que deve servir de exemplo para outras ações.

O presidente da Corducars, Ricardo Lermen, explica que o Brechó Solidário tem origem no princípio do cooperativismo: interesse pela comunidade. “O Dia C é revolucionário, porque podemos contribuir com toda a comunidade”.

Para o presidente do Sistema Ocergs–Sescoop/RS, Vergilio Perius, as cooperativas ouviram a convocação da Organização das Nações Unidas (ONU) para construir um mundo melhor e colocaram o pedido em prática. O dirigente ressalta que as cooperativas transformam as realidades dos seus sócios, dos seus colaboradores e das comunidades onde estão inseridas o ano todo e que o Dia C é uma data escolhida para pulverizar ainda mais essa transformação. “O cooperativismo faz bem o ano todo”, finaliza o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.