Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS realiza reuniões devolutivas do Programa de Autogestão

Durante o mês de julho, o setor de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou mais uma fase de reuniões devolutivas do Programa de Autogestão, com visitas técnicas às cooperativas participantes. O superintendente técnico-operacional, Gerson Lauermann, e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados dos  técnicos do Sistema, participaram dos encontros, que aconteceram nas cooperativas Camal, Cotrisul, Cotrisel, Piá, Cotrifred, Cotricampo, Comtul, Cotrimaio, Cotrisal, Coagril, Cotapel, Coagrisol, Cotriel, Cotrisoja, Camnpal, Cotrijuc e Cotribá.

Nas visitas, foi ressaltado que a ferramenta de autogestão das cooperativas agropecuárias é de fundamental importância para a boa gestão das cooperativas, e que seus benefícios econômicos e financeiros para o sistema serão evidenciados com clareza e transparência. O programa, implementado no RS desde março de 2015, possibilita que a boa governança contribua para a aplicação da autogestão e tem por finalidades ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa; facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas; contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista; praticar a autogestão como forma de aprimorar a participação do cooperado no processo decisório; obter melhores resultados econômico-financeiros; incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; e aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.

Segundo o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann,

“as reuniões devolutivas são uma das etapas do processo de monitoramento e acompanhamento das cooperativas, dentro do programa de Autogestão. O objetivo é apresentar a avaliação econômica e financeira do desempenho das cooperativas participantes. É momento de importância ímpar, onde a cooperativa tem seu desempenho analisado e comparado com cenários elaborados para este fim. Os compromissos do programa são benchmarking, melhoria contínua e transparência da gestão”. E completa: “Essa é uma fase de construção e crescimento da gestão para as cooperativas e uma forma de melhorar a aplicação de recursos do Sescoop/RS na formação e qualificação das pessoas que desenvolvem o cooperativismo”.