Ir para o conteúdo principal

Languiru implanta Manual de Transparência, Ética e Conduta

Um guia dos princípios, responsabilidades e valores compartilhados por todas as pessoas que fazem a Cooperativa Languiru. Esse é o principal propósito do Manual de Transparência, Ética e Conduta da Cooperativa Languiru (MTEC). A construção do documento se deu ao longo dos últimos meses, elaboração desenvolvida a partir da constituição de comitê multidisciplinar composto por funcionários e consultores da Languiru e, posteriormente, aprovado pelo Conselho de Administração em reunião realizada no início do último mês de abril, passando a vigorar 90 dias após sua aprovação.

O MTEC é um dos desdobramentos do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, que está sendo desenvolvido pela Languiru desde junho de 2017. Trata-se da implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem à Languiru aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão. Possibilitará regras mais transparentes para todos os envolvidos com a Cooperativa.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, destaca que todo esse processo, que ainda foca a preparação das futuras lideranças, tanto na sucessão familiar das propriedades dos associados como na gestão administrativa da Cooperativa, culmina com a reforma do estatuto, a implantação do Manual de Transparência, Ética e Conduta, o desenvolvimento de políticas de gestão e a elaboração e atualização de regimentos internos, que auxiliarão na adaptação de uma nova realidade. “Esse Manual abrange todas as pessoas que se relacionam com a Languiru, como empregados, funcionários, associados, conselheiros, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e clientes, parceiros e a sociedade em geral, permitindo que conheçam as premissas que guiam os negócios da Cooperativa, cujas decisões são permeadas da forma mais correta, transparente e ética possíveis. Todo seu processo de construção e conteúdo está alicerçado nos princípios do cooperativismo, na expectativa de que a Languiru siga mantendo sua notável e ilibada reputação. Essas premissas de conduta contribuem para um comportamento social e corporativo mais saudável, honesto e ético”, explica Bayer.

Conteúdo do Manual

O conteúdo do MTEC foi detalhado pela advogada da Languiru, Renata Ribeiro Madalosso Rosa, e pelo advogado e consultor da Cooperativa, Lucas Martins Dias, em reunião com a diretoria política e executiva, gerência executiva e de negócio e coordenação setorial, realizada no mês de julho.

As diretrizes gerais do documento estão alicerçadas na Filosofia da Languiru, reproduzindo os princípios e valores que norteiam as atividades desenvolvidas pela Cooperativa ao longo de toda sua história e que, a partir deste Manual, passam a ser ferramenta integrante e formal da estrutura corporativa. O conteúdo está dividido em diferentes padrões de comportamento exigíveis pela Languiru, para todas as pessoas que se relacionam com a Cooperativa. Significa dizer que, desde os funcionários, passando pelos associados e fornecedores, todos poderão consultar no documento quais condutas a Cooperativa preza como corretas e incorretas no seu dia a dia.

Conforme Renata e Dias, a partir desse documento serão criados procedimentos de condutas, com o desenvolvimento e implantação das políticas de gestão. “Serão organizadas reuniões internas pelo setor de Recursos Humanos, reuniões de coordenadores setoriais, além de treinamentos e, inclusive, divulgação do Manual junto aos contratos com terceiros. O material detalha a conduta que a Languira exige de todos, onde o respeito está acima de tudo”, explica Renata. “As normas também seguem o que prevê a legislação, como é o caso do item que trata do trabalho escravo e/ou infantil, e o que também já está apregoado no Estatuto Social da Cooperativa, como é o caso de pretensões a cargo eletivo político. Todos os itens devem possuir comunicação entre si, num Manual com a concatenação de princípios morais e de valores já estabelecidos”, acrescenta Dias.

Além de impresso, o MTEC, assim como o Estatuto Social e a Filosofia da Languiru, estão disponíveis no site da Cooperativa (www.languiru.com.br).

Canal de denúncias

Outra ação decorrente do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas é o novo Canal de Denúncia e Sugestões disponibilizado pela Languiru. Em caso de identificação de práticas potencialmente ofensivas aos termos do Manual de Transparência, Ética e Conduta e/ou à legislação nacional e internacional em vigor, a Cooperativa orienta a encaminhar tais denúncias por meio dessa ferramenta, que está disponível no site www.contatoseguro.com.br/cooplanguiru.

“A Languiru estimula seus funcionários, colaboradores, associados, administradores, conselheiros, consultores, assessores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros a denunciar quaisquer práticas que possam, eventualmente, violar os termos do Manual de Transparência, Ética e Conduta, assim como possam afrontar à legislação nacional e/ou de países estrangeiros, com os quais a Languiru possa, eventualmente, ter relações empresariais. Nesse sentido o principal aliado no processo é o Canal de Denúncia e Sugestões”, explicam os advogados.

“Assim como órgãos públicos mantêm o ‘disque-denúncia’, este canal também visa ser mais um meio de fiscalização direta para a comunidade, auxiliando a prevenir ou coibir situações erradas antes que causem prejuízos ou dificuldades à Cooperativa”, justifica o presidente da Languiru.

A ferramenta é administrada por uma empresa terceirizada e independente, a Contato Seguro, cuja prestação do serviço garante o registro e o sigilo das informações. “As denúncias são encaminhadas a um comitê, que fará a investigação de determinadas situações, definindo o posicionamento da Languiru diante do exposto. Denúncias relacionadas ao associado serão direcionadas ao Conselho de Administração, único com a competência de lidar com situações relacionadas ao quadro social”, frisa Renata.

A página do Contato Seguro, além de denúncias, também oferece espaço para sugestões, esclarecimento de dúvidas e download do Manual de Transparência, Ética e Conduta (Código de Conduta), bem como consulta às respostas dos encaminhamentos realizados, que requerem o preenchimento de formulários padrões para cada serviço. No site também há o detalhamento de como funciona o canal, aspectos legais tomando por base a Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013 (“Lei Anticorrupção” ou “Lei da Empresa Limpa”), a segurança para denúncia (anonimato e sigilo), canal de ouvidoria e as vantagens desse processo de profissionalização.

Importante ressaltar que esse canal não é destinado para esclarecimento de dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, os usuários devem seguir contatando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 0800-51-5453 ou sac@languiru.com.br, também disponíveis na aba Fale Conosco do site da Cooperativa.

“A Languiru tem, na sua essência, os valores cooperativos, que permeiam todas as relações com seus diferentes públicos. Esse é o ponto principal da existência da Languiru, e estamos comprometidos a seguir desenvolvendo essas relações sob os princípios do cooperativismo, aliados a padrões de conduta permeados pela legalidade, transparência, honestidade, comprometimento, gestão de resultados com responsabilidade social, ética e respeito”, conclui o presidente Bayer.

A partir da implantação desse Canal de Denúncia, a Languiru procede com a investigação de forma isonômica, independente, cautelosa, imparcial, responsável e justa, assim como, uma vez confirmados tais atos objeto da denúncia, procede toda e qualquer medida legal/disciplinar cabível para coibi-los.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru