Ir para o conteúdo principal

Desafios e mudanças no cooperativismo reúnem dirigentes e gestores em seminário da SDR

Cerca de 150 dirigentes e gestores de cooperativas gaúchas participaram do Seminário Estadual de Cooperativismo promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), na quinta-feira (9), em Porto Alegre. Realizado com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre, o seminário debateu questões como tributação, ato cooperativo e negócios e oportunidades, além de oferecer um painel com agentes financeiros apresentando linhas de crédito para cooperativas.

Na abertura do evento, o secretário Tarcisio Minetto destacou a importância de buscar capacitação em um cenário cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais qualificação dos gestores e dirigentes. A dinâmica das mudanças foi o tema da palestra de abertura do seminário, com o Prof. Dado Schneider. Sob o tema “O mundo mudou. E as cooperativas?”, Schneider mesclou bom humor e inovação em sua palestra.

Nos minutos iniciais de sua apresentação, o professor provoca a plateia com sua palestra muda, chamando a atenção para frases de impacto e músicas atuais. Na sequência, Schneider mescla histórias pessoais e narra sua percepção sobre como o comportamento de gerações diante das mudanças, aceleradas atualmente pelo avanço tecnológico. Com mais de 30 anos de experiência em marketing e comunicação, Schneider falou aos cooperativistas fazendo alusão ao seu primeiro livro, “O mundo mudou… bem na minha vez!”. Para o professor, a base da mudança é a vontade de mudar, e o impulso da mudança deve partir de cada um.

Na sequência, o secretário da Fazenda do Estado, Luiz Antônio Bins, explanou sobre tributação no âmbito das cooperativas, abordando o Fundo Operação Empresa – Fundopem/RS, o Refaz Cooperativas e o Compensa RS. Bins ainda detalhou a estrutura da economia gaúcha e a importância das cooperativas. O painel teve continuidade com abordagem do diretor da Escoop, Prof. Dr. Mario de Conto, sobre o ato cooperativo. Por fim, o diretor superintendente da CCGL, Guillermo Dawson Júnior, abordou a mudança de cenário que atinge as cooperativas e contou sobre como a CCGL se preparou para este momento. O painel foi mediado pelo secretário Minetto.

O último painel da programação envolveu representantes dos agentes financeiros Badesul, Banrisul, Banco do Brasil, BRDE e Sicredi, que explanaram sobre linhas de crédito para cooperativas.

Além de cooperativados e servidores da SDR, acompanharam o seminário o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius; o presidente da Emater, Iberê Orsi; o presidente da Ceasa, Ernesto Teixeira; o deputado estadual Elton Weber, que representou a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Assembleia Legislativa; e o diretor do Departamento de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann; entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDR