Ir para o conteúdo principal

Inovação na Sicredi Pioneira é tema de webinar

A experiência da Sicredi Pioneira RS de criar uma área dedicada à inovação foi tema de webinar apresentado no dia 6 de agosto pelo gerente de Estratégia e Inovação, Jonas Rauch.

A abordagem aproximou o contexto de inovação e tecnologia da realidade das cooperativas de crédito. Usando casos específicos de projetos da Pioneira para gerar resultado a partir da inovação, Jonas comentou sobre os desafios e realizações da cooperativa para dar fluidez aos processos internos, com a participação ativa dos colaboradores e dos associados.

Entre os exemplos citados estão a plataforma de crédito para veículos, construída e entregue de forma ágil, em parceria com uma fintech, com atenção especial à experiência do usuário. A plataforma permite que associados da Pioneira contratem crédito para aquisição de veículos direto na revenda parceria. O crédito é liberado em cerca de 30 minutos e o associado já sai de carro novo. Também foi citado o Game da Estratégia, ferramenta desenvolvida para comunicar o novo planejamento estratégico da cooperativa para os colaboradores.

Como prática muito comum do mercado, de deslocar suas equipes de inovação para algum polo de tecnologia, com ambiente diferente do corporativo, a Sicredi Pioneira RS tem seu time de inovação atuando no Tecnosinos, polo de tecnologia da Unisinos, em São Leopoldo. “É uma forma de aproveitar o ecossistema com startups, universidade, alunos, associados e não-associados, provocar rupturas de processos e ter um olhar atento a novas tecnologias que possam contribuir para acelerar a implementação da estratégia da cooperativa”, afirma Jonas. Considerando que os processos de inovação se dão em rede, além do Tecnosinos, a Sicredi Pioneira RS apoia e se relaciona com outros polos de tecnologia da sua área de atuação, como o Techpark Feevale, StartUCS e Acelera Serra.

Fonte: Sicredi