Ir para o conteúdo principal

Evento em Frederico Westphalen celebra o cooperativismo regional

Como encerramento das ações alusivas ao Dia Internacional do Cooperativismo, realizadas em toda a região desde o mês de junho, a organização do Fórum Regional do Cooperativismo, as cooperativas que compõem a entidade e a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen (UCP) promoveram na noite desta quinta-feira (16/08) uma palestra com o tema “Cooperativismo na veia”, para celebrar e fomentar ainda mais o cooperativismo na região. Em torno de 650 pessoas participaram do evento, realizado no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI), em Frederico Westphalen. Associados, colaboradores, lideranças ligadas ao setor e autoridades prestigiaram o evento.

“”Sociedades sustentáveis por meio da cooperação” foi o tema do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano. As cooperativas Cotrifred, Cooperjab, Cooper A1, Creluz, Sicred, Sicoob, Cresol, Cooperativa do Vale das Cuias, Coopraff e Coperametista programaram ações alusivas ao Dia C, realizadas desde junho em 30 municípios de atuação das cooperativas, que abrangem a região Norte do Estado e também alguns municípios de Santa Catarina. Recuperação de áreas públicas, pedágio ecológico, coleta de alimentos e agasalhos, ações de conscientização para melhoria da saúde e da qualidade de vida foram algumas das práticas realizadas pelos municípios para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo. Todas as ações de arrecadação envolveram entidades beneficentes, como Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e hospitais dos municípios.

Para culminar esse roteiro de ações, a palestra “Cooperativismo na veia” foi pensada como forma de integração e celebração entre as cooperativas da região. No início da programação, o presidente do Fórum Regional do Cooperativismo e vice-presidente da Cresol, Loreno Cerutti, a coordenadora da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen (UCP), Marcia Faccin, e o prefeito de Frederico Westphalen, José Alberto Panosso, deixaram suas mensagens de boas-vindas.

A coordenadora da UCP, Marcia Faccin, apresentou a atualização da pesquisa realizada junto às cooperativas que atuam na região. Ao todo, 15 cooperativas participaram desse questionário, que analisou os dados referentes a 2017. O cooperativismo na região divide-se em três principais ramos de atividade, o agropecuário, de crédito e de infraestrutura. Os dados computados pela pesquisa apontam crescimento do setor em todos os aspectos. Apenas no número de associados, de 2016 a 2017, o crescimento foi de 4,82%.

Para celebrar uma das mais antigas cooperativas da região, uma homenagem foi prestada à Cotrifred, Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen, que completa 60 anos atuando em toda a região, contribuindo com o desenvolvimento das famílias rurais e da comunidade regional.

O grande momento da noite foi a palestra sobre gestão, cooperação e desenvolvimento, ministrada pelo pesquisador, especialista e coordenador do curso de Pós-graduação MBA em Gestão de Cooperativas da Unijuí, Pedro Büttenbender. Como análise do setor, Büttenbender trouxe dados que apontam a importância do cooperativismo no Brasil. Segundo ele, 95% dos municípios brasileiros são atendidos por cooperativas de crédito e em 564 municípios as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras presentes. Nessa região, 15 dos 42 municípios possuem apenas cooperativas de crédito como instituições financeiras, um índice de 36%. No RS, o cooperativismo engloba um universo de 2,8 milhões de associados, 426 cooperativas e emprega mais de 61 mil pessoas. A concentração das cooperativas está nos ramos agropecuário, crédito, transporte e saúde, representando 78% do total.

Segundo Büttenbender, o cooperativismo é o setor que cresce a cada ano. Dessa forma, exige gestão cooperativa e de desenvolvimento, analisando as novas competências. “Entender antecipadamente os sinais que representam mudanças no ambiente possibilita que adotemos estratégias e ações que nos permitam navegar de forma mais adequada sobre mares tempestuosos”, aconselhou o palestrante, fazendo uma reflexão sobre as mudanças dos hábitos, costumes e relacionamento da sociedade frente ao desenvolvimento das tecnologias e demais inovações.

Sobre a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social da região, Estado e país, Büttenbender listou 50 características que reafirmam o valor desse setor. A formação de pessoas e lideranças para o sistema e para sociedade, a geração de maior autonomia e liberdade no território, o apoio e integração de iniciativas comunitárias, a fixação de serviços em regiões economicamente menos dinâmicas, o desenvolvimento de produtos e serviços que emergem das necessidades locais, a participação da mulher e de todos os membros da família e a geração de oportunidades de trabalho e renda foram alguns dos itens citados pelo palestrante que refletem a importância do setor.

Para concluir, Büttenbender fez referência à atuação das instituições regionais, que apoiam e trabalham de forma conjunta com as cooperativas, para fortalecer o setor e a região. “Se confirma o empoderamento regional para propor, gerir e implementar um processo de desenvolvimento sustentável, por meio de uma visão estratégica com foco e alinhamento nas prioridades. A região deve reafirmar continuamente seu pacto cooperativo e de ações a serem executadas. E, para isso, é preciso seguir com a contínua educação e ação cooperativa, capacitação dos participantes e o fortalecimento das instituições, articuladas de forma conjunta, buscando oportunidades para geração de renda, agregação de valor, promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável, com inclusão e equidade”, finalizou o palestrante.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS