Ir para o conteúdo principal

Cooperativa de Transporte do RS se inspira em empreendimentos paulistas

Os profissionais da Cooperliquidos, do município de Três Cachoeiras, Rio Grande do Sul, visitaram as cooperativas Cooper-trans, CooperABC e Coopercar, acompanhados do diretor do ramo Transporte do Sistema Ocesp, Murilo Karapetcov.

A visita foi proposta durante encontro do ramo em Brasília, para tratar do Marco Regulatório do Transporte. Na ocasião, a presidente da Cooperliquidos, Etiane Clavijo, mostrou-se interessada nas cooperativas paulistas que atuam com o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ), que avalia o desempenho de empresas que prestam serviços à indústria química e que desde 2005 é pré-requisito para transportadoras de produtos do setor.

“No Rio Grande do Sul não há cooperativas desse segmento, portanto sugeri que a presidente viesse a São Paulo conhecer a atuação de cooperativas de Transporte de cargas líquidas e para gerar negócios”, explica o diretor.

A equipe foi recebida na Coopertrans pelo presidente Nelson Daloia, vice-presidente Sílvio Botaro e diretor administrativo Fabio Fagundes, que é conselheiro do ramo Transporte no segmento Cargas Perigosas. “Na reunião, trocamos informações sobre o seguimento e intercooperativismo para produtos que uma ou outra cooperativa não possa transportar. Foram debatidos temas como gestão, frota, comercial, entre outros”, relata Karapetcov.

Já na CooperABC, os profissionais foram recebidos pelo presidente Joaquim Fernandes e pelo vice-presidente Josimar Estevão. “A reunião tratou de assuntos como as novas tecnologias e a qualidade de transportar com regras e as ISO9000, já que o diferencial em muitas cooperativas tem sido a qualidade e a economicidade”, ressalta o diretor.

Por fim, a equipe conheceu a Coopercar, na qual Karapetcov é presidente, e aproveitou a oportunidade para conhecer mais sobre o Sistema Ocesp e o Sescoop/SP.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ocesp