Ir para o conteúdo principal

Formandos do Curso Superior de Gestão de Cooperativas recebem diploma da Escoop

No dia 25 de agosto, último sábado, no auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), aconteceu a formatura da turma do ano de 2016 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. Reconhecida como a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada à pesquisa, ensino e extensão em Cooperativismo, a Escoop formou 19 alunos.

O diretor geral da Escoop e paraninfo da turma, Mario De Conto realizou a abertura da cerimônia e conduziu a entrada dos formandos para, na sequência, ouvirem a execução do hino nacional. Em seguida, o supervisor da secretaria acadêmica da Escoop, Vanderlei Moacir Schneider, realizou a leitura da ata de conclusão do curso.

Após o juramento dos formandos, representados pela juramentista Carla Techi, aconteceu a chamada nominal dos alunos para receber a outorga de grau do diretor.

Em seguida, os oradores da turma, Claudia Andriotti de Souza e Fabiano da Silva Vaz, realizaram seu pronunciamento em nome da turma. Eles lembraram de momentos marcantes do curso, dos desafios e conquistas e agradeceram aos familiares pelo apoio e compreensão pelas ausências, à diretoria do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, aos funcionários, professores e diretor da Faculdade que possibilitaram a realização do sonho da formatura no curso de graduação da Escoop.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, Tarcisio Minetto, saudou e parabenizou todos os envolvidos na realização da formatura.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou e parabenizou os formandos e principalmente, aos familiares por terem indicado o melhor caminho, do cooperativismo. “A carreira de vocês está recém começando, mas com certeza será de muito sucesso, pois vocês escolheram o caminho da cooperação. As cooperativas gaúchas precisam de vocês e a Escoop estará sempre de portas abertas para que vocês voltem e se capacitem cada vez mais”.

Em seguida, os alunos prestaram suas homenagens ao diretor da Escoop e paraninfo da turma, Mario De Conto, ao coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, José Máximo Daronco, ao patrono, Tarcisio Minetto, aos professores homenageados, Gerônimo Grando e Ernesto Krug, ao coordenador de graduação, Carlos Alberto de Oliveira, ao presidente Vergilio Perius e à funcionária homenageada, Eliete Costa. E também aos familiares.

Após, o paraninfo Mario De Conto, falou do orgulho de ser paraninfo da turma, da sua trajetória acadêmica, de números e dados do cooperativismo no Brasil e no mundo e de como a turma contribuiu a cada dia para que ele visse sentido em sua profissão. “Todo educador sabe que no final das contas esse é o seu papel: desenvolver e estimular a capacidade das pessoas e em seu campo de atuação lutar por uma sociedade mais justa. E para nós da Escoop, construir uma sociedade mais justa é pensar em cooperativismo e educação, juntos”.