Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS promove 1º Encontro Nacional das Cooperativas Escolares na Expointer 2018

 

O Sescoop/RS promoveu ontem (28/08), na Casa da Ocergs na Expointer, o 1º Encontro Nacional das Cooperativas Escolares, com o objetivo de compartilhar boas práticas dessas cooperativas e realizar conexões entre os jovens que fazem parte desse movimento. O encontro reuniu mais de 240 jovens das 102 cooperativas escolares do estado e contou com a presença de representantes de mais de 102 cooperativas do Rio Grande do Sul, de Tocantins, Espírito Santo e Brasília.

Após cantarem a canção do cooperativismo, os jovens receberam as boas vindas do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, através de seu presidente, Vergilio Perius, em que destacou a importância do jovem no processo cooperativo. “Dizem que o jovem é o futuro da sociedade. Mas no cooperativismo, vocês são o presente. Parabéns por escolherem o cooperativismo e ajudarem a construir um mundo melhor”, incentivou Perius.

O vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Márcio Port, também saudou, parabenizou e incentivou os jovens contando sua trajetória no cooperativismo, que iniciou quando ele tinha 19 anos. Port destacou alguns números e desafios do cooperativismo, a importância das cooperativas escolares no desenvolvimento de jovens lideranças para a renovação do cooperativismo e os diferenciais do setor com relação às empresas privadas. “O cooperativismo é a união de todos em prol de um bem comum, de resultados positivos. Aproveitem a cooperativa para treinar, aprender. O meu sonho é ver as pessoas se envolvendo em diretorias, cargos de lideranças nas comunidades e que vocês, que já têm a prática de liderança coletiva e são pessoas engajadas e esperançosas”.

Após, jovens que fazem parte de cooperativas escolares contaram suas experiências e a diferença que fazem em suas comunidades. As cooperativas foram: Coopercec (Carlos Barbosa), Eccuart (Teutônia), Verde Vale (Vale Verde), Federações das Cooperativas Escolares (área de atuação da Sicredi Pioneira RS e Sicredi Centro Serra). Também apresentaram seus cases, a Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES) – que contou os cases das cooperativas Coop União, Coopencel e Cooperjetibá, e a OCB/TO – que apresentou a Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (COED).

O professor Max Haetinger mediou um bate-papo animado sobre o papel do jovem e suas conexões. Ele destacou os diferenciais dos jovens de sucesso e a importância do trabalho em grupo. “Hoje precisamos ter boas redes de relacionamento e vocês sabem o que é isso?”, instigou o palestrante. Além disso, evidenciou as principais necessidades desses jovens: acreditar, encantar e acreditar. “O mundo é digital, mas as pessoas continuam querendo ser bem atendidas. Precisamos tocar o coração das pessoas de alguma maneira”, explica Max.  A palestra finalizou com atividade de integração, muita dança e alegria, motivação e incentivo para todos darem continuidade às atividades das suas cooperativas.

O encerramento do evento foi realizado pelo pesquisador e idealizador do projeto das cooperativas escolares, Everaldo Marini, que contou a origem dessas cooperativas no Estado, na capital do cooperativismo brasileiro, Nova Petrópolis. “Podemos citar uma extensa lista de benefícios para os estudantes e comunidades sobre os resultados do cooperativismo nas escolas, como a melhora do desempenho escolar, financiamento de viagens de estudos, arrecadação de verba para o aparelhamento de escolas, sentimento de agregar, compartilhar. E esses jovens que já estão engajados em projetos, nos mostram em seus depoimentos dados hoje que o cooperativismo dá lições que ficam para o resto da vida”, finalizou Marini.

O que é uma cooperativa escolar?

É uma associação de estudantes com finalidade educativa que desenvolve atividades sociais e culturais em benefício de seus associados. Busca reformular uma proposta de práticas pedagógicas com a participação de professores e alunos. Funciona como um laboratório de aprendizagem do cooperativismo. O projeto é amparado pelas Leis nº 5.764/71 e 8.069/90 do ECA.

Quais os diferenciais de uma cooperativa escolar?

Crianças e adolescentes são os protagonistas. Eles são os sócios das cooperativas escolares e responsáveis pela administração e condução de projetos junto com os professores. Esse tipo de aprendizado forma futuros cidadãos, gestores e líderes de comunidade que vivenciam os princípios do cooperativismo.