Ir para o conteúdo principal

Escola de Vale Verde recebe o programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Na manhã da quarta-feira, 5, representantes da cooperativa Certaja de Taquari e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) estiveram na escola Nero Pereira de Freitas (EMEF) em Monte Alegre para disponibilizar aos alunos o programa Aprendiz Cooperativo do Campo, que oferece uma oportunidade para estudantes entre 14 e 16 anos de estudarem por um ano e cinco meses em sistema de alternância. Duas semanas eles aprendem no educandário e duas aplicam na prática em suas propriedades o que aprenderam e assim sucessivamente.

Para participar existem pré-requisitos, como ser filho ou neto de funcionário ou associado da Certaja, não estar trabalhando, ser estudante do ensino fundamental ou médio e ter disponibilidade e comprometimento em frequentar as aulas. Deficientes não necessitam ser filho ou neto de associados. São apenas 16 vagas e as inscrições podem ser feitas na própria escola até o dia 14 de setembro, sendo que no dia 25 será aplicada uma prova escrita, para selecionar os dezesseis alunos que serão beneficiados com o projeto.

O programa Aprendiz Cooperativo do Campo tem como objetivos estimular a permanência do jovem no campo, promover a sucessão familiar profissionalizada e o empreendedorismo cooperativo, entre outros. A diretora da escola Nero Pereira de Freitas, Priscila Campos, destacou a importância do projeto, que segundo ela, valoriza de forma especial as propriedades rurais e os filhos dos produtores. ‘É uma oportunidade de formação de jovens empreendedores no meio rural, o que favorece para a permanência deles no campo com mais resultados e eficiência nas suas propriedades’, justificou Priscila.

O prefeito Carlos Gustavo Schuch parabenizou a todos os envolvidos no projeto agradecendo em especial à Certaja e ressaltou que a escola Nero é a pioneira no Brasil em estudos cooperativos, e que, portanto, ‘é merecedora de mais esta oportunidade que vem de encontro com a principal renda de Vale Verde, que sai do setor agropecuário’, enalteceu o prefeito.

Fonte:  Folha do Mate