Ir para o conteúdo principal

Websérie Fala Ae, Geração – 4º episódio

Fala Ae, Geração!

websérie Fala Ae, Geração chega à sua quarta edição das seis que estão previstas para ir ao ar no nosso canal no YouTube. Como você já sabe, a websérie debate os mais diversos temas do mundo do cooperativismo, mostrando como os princípios do cooperativismo estão inseridos na vida de todos, mesmo que você não saiba.

Episódio #4: Ação Social Sustentável

Neste quarto episódio, o apresentador Capu recebeu como convidado o cãozinho Toquinho, junto com sua dona, a DJ Mari Brino. O Toquinho é personagem principal de uma ação social sustentável, a DJ Mari Brino falou o que é isso, e o Capu explicou o que tem a ver com o mundo do cooperativismo.

O Toquinho

Nosso entrevistado canino é a figura central de uma ação social sustentável, e sua dona, Mari Brino mostrou, na prática, como construir esse modelo de negócio que não visa ao lucro e serve aos interesses da comunidade que está inserida. É sustentável, por que todo o dinheiro gerado é reinvestido no próprio negócio.

Toquinho é um cão paraplégico, que foi abandonado com fratura de coluna, e, ao ser adotado e por ter necessidades especiais para sua locomoção, gerou o engajamento para arrecadação de doações para ele e também outros cães com dificuldades semelhantes cujos donos não poderiam arcar com as despesas.

Foi criada, então, a grife O Toquinho, uma marca de produtos pet e roupas humanas para gerar renda que pudesse ser revertida no auxílio dos cães paraplégicos, para que vivam uma vida normal e a eutanásia não seja mais a única opção possível.

Compromisso com a Comunidade

A ideia de “entrevistar” o Toquinho, como explicou Capu, foi mostrar como uma ação social pode estabelecer um modelo financeiro de negócio, criar receitas e, a partir daí, servir à comunidade a qual está inserida, objetivando o crescimento de todos os envolvidos.

A união de esforços para propiciar o bem para a comunidade, como no caso do Toquinho, é uma ideia inserida dentro dos sete princípios do cooperativismo, mais precisamente, o sétimo princípio: compromisso com a comunidade, que prega o respeito às peculiaridades de uma comunidade para propor soluções de negócios e apoio a causas humanitárias, além do dever de desempenhar um papel dentro da sociedade em que estamos inseridos.

Vem mais Fala Ae por aí

No penúltimo episódio do Fala Ae, Geração abordaremos o tema empreendedorismo digital e a contribuição das novas tecnologias para as cooperativas.

próximo episódio vai ao ar no dia 18 de setembro, no canal do Geração Cooperação no YouTube. Até lá!

E fica mais uma vez a dica: se você perdeu os três primeiros episódios da websérie, acessa aqui aqui, e aqui também.