Ir para o conteúdo principal

Sescoop/RS promove formatura de aprendizes cooperativos do campo

O principal projeto do Sescoop/RS para garantir a profissionalização e a permanência dos jovens cooperativistas no campo formou mais uma turma de alunos no dia 10 de setembro. Ao todo, 21 alunos, cotizados pela Vinícola Nova Aliança, São João, Forqueta, Sicredi Pioneira RS, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooprado e Piá participaram da solenidade, que aconteceu na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra), em Caxias do Sul.

A primeira turma do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo na Efaserra iniciou em março de 2017. Durante o curso, foram ministradas disciplinas de conhecimentos básicos como Cooperativismo, Cidadania, Trabalho e Matemática Financeira, Contabilidade, Informática, além de disciplinas técnicas, como Cadeia Produtiva do Leite, Fruticultura, Viticultura e Acesso ao Crédito Rural, entre outras.

Após a entrega dos certificados aos formandos e a mensagem dos oradores Cristiane Palmeira Daros, Lucas Henrique Fiorini e Lucas Daros aos colegas sobre o legado que deixarão para o mundo, o presidente da Associação Efaserra e da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, falou dos desafios do programa e da importância do cooperativismo. “O cooperativismo é um modelo socioeconômico perfeito, pois gera e distribui renda. Estamos de parabéns por proporcionar uma educação melhor aos jovens do campo, com vivência, exemplos, experiência e distribuindo além de renda, cada vez mais o conhecimento”.

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, apresentou o histórico, o formato do Programa e expectativas dos formandos. “Tudo que queremos é que vocês continuem escolhendo o melhor caminho e o cooperativismo é uma bela forma de fazerem isso, pois contribui para o desenvolvimento econômico e social das suas comunidades”. Estiveram presentes ainda o diretor da Efaserra, Israel Matté e o presidente da Sicredi Serrana, Marcos Balbinot.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

A sucessão familiar no campo é um desafio e pode ser também uma grande oportunidade. O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para se tornarem mais competitivos e bem-sucedidos nas atividades agropecuárias.

O Programa traz uma proposta inovadora do curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo. O curso tem 17 meses de duração, com 552 horas de aulas teóricas e 552 horas de aulas práticas, durante quatro dias por semana, com quatro horas de aula por dia.

Outra inovação é a alternância entre os módulos teórico e prático: o aprendiz terá duas semanas consecutivas de aulas teóricas e duas semanas de aulas práticas, sucessivamente. Desta forma, não perderá o vínculo com as atividades do campo e nem se desvencilhará das relações familiares.