Ir para o conteúdo principal

Aplicativo de localização de rede otimiza atendimentos da Certaja

Um novo aplicativo está sendo amplamente utilizado nos smartphones dos colaboradores da Certaja e tem facilitado o deslocamento para a realização de atendimentos nas propriedades dos cooperados. Chamado de Localização das Redes da CERTAJA, o dispositivo apresenta de forma fácil e esquemática onde se encontram os transformadores da Cooperativa, traçando rotas certeiras para a realização dos atendimentos.

O aplicativo surgiu por iniciativa do colaborador Marcos Andrade, que trabalha no Setor Comercial de Energia. Um dia Marcos saiu com um colega para realizar um atendimento a campo e percebeu que demoraram 30 minutos procurando o local. “Com tudo o que temos de tecnologia, como posso encontrar mais rápido a residência do cooperado?”. Assim, ao voltar para a Cooperativa, aproveitou ferramentas já existentes e personalizou-as, sem custos adicionais, e, durante os meses de maio e junho de 2017 integrou-as, de forma que se transformassem em uma só.

EFICIÊNCIA – O aplicativo tem registrado todos os transformadores da Certaja mapeados nos celulares. Assim, quando alguém realiza um serviço, basta digitar o número do transformador e surge a rota para a posição exata. Isso gera mais eficiência, fazendo com que os trabalhadores não percam tempo e gastem combustível procurando os locais. Além disso, quando há um funcionário novo, ou que não conhece as redes o suficiente e sai a campo, este não se perde mais. “Isso torna qualquer pessoa apta a sair sem se preocupar de se perder na nossa rede. Quando há emergência e um plantão de uma localidade X vai para um lugar Y, não é necessário conhecer a rede da região Y, pois quando recebe a tarefa, procura o transformador no aplicativo e sabe onde tem que ir”. Nesse caso de emergência, o próprio Centro de Operação da Distribuição – COD é beneficiado, evitando receber ligações desnecessárias.

O conteúdo do aplicativo é 100% fiel sem depender de conexão com a internet para acesso, e é constantemente atualizado. Segundo Andrade, trata-se de uma inovação que busca aumento de produtividade e redução de custos, trazendo benefícios que vão desde a segurança do colaborador até a melhoria dos indicadores da Cooperativa. Tudo isso de maneira direta, com poucos toques do smartphone, permitindo ao colaborador ganhar tempo, agilizar seus serviços e focar no que realmente interessa, assegura.

Como funciona sem internet?

Em cada celular dos colaboradores, foi “baixado” o mapa da área de atuação da Certaja.  Desta forma, dispensa a internet, pois o próprio aparelho pesquisa no mapa que já está no celular.

 

Quais são os ganhos, tanto para a Cooperativa quanto para o cooperado?

– redução de custos em Km rodado;

–  aumento de produtividade (otimização das rotas),

– segurança do colaborador (não se perde nas áreas remotas),

– diminuição dos indicadores de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).

Muitos feedbacks já foram dados para Marcos, demonstrando que o aplicativo funciona e está agradando os usuários. Confira nos depoimentos abaixo:

 

Cabe ressaltar que todo o pessoal que trabalha em campo está usando o aplicativo, bem como o pessoal administrativo, inclusive o presidente Renato Martins, além das empresas prestadoras de serviço de desmatamento e leitura. Andrade contou com o apoio do colega Marlon, do setor TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) no desenvolvimento da ferramenta. Com esta atitude, Andrade realizou verdadeiramente uma inovação – utilizou ferramentas já existentes e uniu-as para criar uma nova tecnologia, sem custos para a Certaja. De acordo com Enoque Garcia, gerente comercial de energia, “diante do desempenho das funcionalidades deste aplicativo na Certaja, iremos divulgá-lo para as outras cooperativas coirmãs”.

Fonte: Núcleo de Comunicação da Certaja