Ir para o conteúdo principal

Paraguai lança curso técnico em cooperativismo

A Constituição paraguaia lê em seu artigo 113 que “os princípios do cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico nacional serão difundidos através do sistema educacional”.

Pensando assim, a Federação das Cooperativas do Paraguai (Fecopar) e a Confederação Paraguaia de Cooperativas (Conpacoop), pensaram em criar o Bacharelado Técnico em Cooperativismo (BTCoop), tendo como apoiador o Ministério da Educação e Ciência do Paraguai.

No final do ano passado, a Conpacoop, com um portfólio educacional, junto com a Fecopar, propôs o desenvolvimento do BTCoop, e se comprometeu, entre outros objetivos, treinar os professores nas disciplinas do cooperativismo, em tutoriais personalizados e específicos; e fornecer materiais didáticos para as disciplinas especificas de professores e alunos.

O Ministério providenciou o espaço para o desenvolvimento das aulas dos três anos do BTCoop, bem como os salários dos professores titulares e de apoio; segurança para o uso racional dos recursos fornecidos para a implementação segura do projeto; e as despesas geradas pelo desenvolvimento das classes.

O curso foi apresentado no aniversário da Fecopar, 25 de julho, na Escola Nacional de Comércio nº1 Alfonso Campos, em Assunção. O presidente da Aliança Internacional Cooperativa (ACI), Ariel Guarco afirmou:

“A inclusão da educação cooperativa no campo educacional é uma questão que preocupa cooperativistas em todas as partes do mundo. Todos nós reconhecemos a importância que uma educação cooperativa teria nas salas de aula de escolas, faculdades e universidades, mas ainda é necessário que isso se torne uma realidade”.

O presidente da ACI também comentou da responsabilidade e importância de promover que todas as crianças e jovens saibam que existem outras formas de nos organizarmos, que não existe um único meio de nos fornecer alimentos, de conseguir trabalho ou de promover o desenvolvimento.

Fonte: EasyCOOP e Cooperativas de Las Américas