Ir para o conteúdo principal

O movimento cooperativo apoia a Carta do Comércio Justo Internacional

Hoje, a Aliança Cooperativa Internacional está junto com 25 organizações em todo o mundo para lançar uma Carta Internacional do Comércio Justo. Esta carta estabelecerá os valores fundamentais do Comércio Justo e define uma visão comum para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os negócios habituais não fornecerão a mudança necessária para atender aos ODS, adotados pelos países do mundo. Longe de seguir um caminho firme para alcançar essas metas globais até 2030, em algumas áreas estamos até mesmo retrocedendo. Um recente relatório das Nações Unidas mostra que a fome aumentou nos últimos três anos após um longo período de declínio, deixando uma em cada nove pessoas subnutridas (O Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo de 2018).

A Carta do Comércio Justo Internacional estabelece uma visão diferente: um mundo no qual a justiça, a equidade e o desenvolvimento sustentável estão no centro das estruturas comerciais, modelos de negócios e práticas para que todos possam, através do seu trabalho, manter um sustento digno e digno e desenvolver seu pleno potencial humano.

A Carta, iniciada pela Fairtrade International e pela Organização Mundial de Comércio Justo, tem três objetivos principais:

1 – Apoiar o trabalho das Organizações de Comércio Justo na conscientização dos consumidores e cidadãos sobre a importância e o impacto do Comércio Justo, para que mais pessoas se inspirem para participar e apoiá-lo.

2 – Facilitar a colaboração entre as Organizações de Comércio Justo, conectando suas missões e estratégias específicas com a filosofia comum do movimento, e promover a colaboração com a economia solidária, os movimentos da agricultura orgânica e outros que lutam por objetivos semelhantes ao movimento do Comércio Justo.

3 – Permitir que outras pessoas que trabalham com Organizações de Comércio Justo (no governo, na educação ou no setor privado) reconheçam os valores e abordagens que unem o movimento global.

“Colocando a justiça e a igualdade em primeiro lugar, as cooperativas em todo o mundo estão permitindo que as pessoas criem empresas sustentáveis que geram empregos de longo prazo e prosperidade. É por isso que somos parceiros naturais do movimento do Comércio Justo Internacional e apoiamos a Carta que define uma visão comum para alcançar os ODS”, disse o diretor geral da ACI, Bruno Roelants.

Na plataforma on-line “Co-ops for 2030” (www.coopsfor2030.coop), criado sob o ACI parceria da União Europeia, há muitos exemplos de como as cooperativas estão prometendo alcançar os objetivos dos ODS que podem servir de inspiração para outros.

O movimento global de Comércio Justo exorta os formuladores de políticas, líderes empresariais, cidadãos e consumidores a adotar a visão da Carta Internacional do Comércio Justo, para criar um sistema de comércio global povoado por cadeias de suprimento e modelos de negócios que não deixam ninguém para trás.

Para saber mais sobre a Carta do Comércio Justo Internacional, visite https://www.fair-trade.website.

 

Fonte: ACI