Ir para o conteúdo principal

Compêndio destaca Boas Práticas de Gestão e Governança de cooperativas

As cooperativas também são campeãs no quesito boas práticas de gestão e governança, com iniciativas que são referência e podem inspirar muitas outras, em todos os ramos do cooperativismo. É com esse pensamento que o Sistema OCB apresenta uma nova edição do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança. Nesta publicação, reunimos iniciativas de sucesso implementadas por cooperativas premiadas nas faixas Ouro e Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2017–2018).

A novidade desta edição são exemplos que mostram dois novos níveis de maturidade – “Compromisso com a excelência” e “Rumo à excelência”. Dentre os exemplos de gestão de cooperativas que melhoraram de forma exemplar os seus processos, o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança reúne 38 iniciativas de divididas em oito categorias: Governança, Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas e Processos.

O documento destaca as práticas adotadas pelas seguintes cooperativas gaúchas: Sicredi Norte RS/SC (Erechim), Sicredi Pioneira RS (Nova Petrópolis), Unimed Erechim (Erechim) e Unimed Nordeste-RS (Caxias do Sul), nas categorias Estratégias e Planos, Sociedade, Informações e Conhecimento, e Processos.

Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança Ciclo 2017-2018.