Ir para o conteúdo principal

Ramo Habitacional terá diagnóstico

Construir e administrar conjuntos habitacionais para os cooperados, essa é a missão das cooperativas habitacionais. Além disso, elas são essenciais para solucionar parte da carência de moradias no País, estimada pelo IBGE em cerca de 6,5 milhões de residências. E para fortalecer esse ramo tão fundamental para o equilíbrio social, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) disponibiliza um questionário cujas respostas serão a base de um diagnóstico.

O documento será uma espécie de raio x das cooperativas habitacionais e, por meio dele, será possível conhecer os gargalos que impactam no desenvolvimento do ramo e, ainda, qual o melhor caminho para garantir que esse segmento do cooperativismo brasileiro continue fazendo sua parte na transformação do País em um lugar mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

O objetivo principal é traçar um panorama da situação vivenciada no ramo e coletar subsídios para a definição de estratégias em prol do setor junto ao Governo Federal. Os dados obtidos também servirão de fonte para que a OCB, por meio do Conselho Consultivo do Ramo Habitacional, possa formular seus planos de trabalho.

ENVOLVIMENTO

“O trabalho da OCB é respaldado pela base, ou seja, pelas cooperativas, por isso, é fundamental o envolvimento das nossas organizações estaduais nesse processo de sensibilização dos cooperados. É esse comprometimento que fará com que o Diagnóstico do Ramo Habitacional espelhe a realidade e cumpra seu papel que é o de apontar os melhores caminhos para o desenvolvimento das cooperativas”, destaca o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

COMO PARTICIPAR

O questionário deve ser respondido por meio eletrônico, mediante a utilização da plataforma estatística Survey Monkey. Além de economizar recursos materiais, as questões on line asseguram economia de tempo para quem se encarregará de elaborar as respostas.

O preenchimento pode ser feito até o dia 18 de outubro. Posteriormente, a Gerência Técnica e Econômica da OCB irá reunir todas as informações, analisá-las e disponibilizar o resultado da pesquisa por meio de uma publicação on-line. O endereço eletrônico da pesquisa já está sendo encaminhado pelas organizações estaduais às cooperativas registradas. No Rio Grande do Sul, o ofício já foi encaminhado para as 12 cooperativas que integram o ramo no Estado, que serão visitadas e receberão todo o suporte para participação da pesquisa.

O questionário é composto por perguntas que abrangem diversos setores, tais como: situação legal da cooperativa, necessidades como linhas de financiamento, problemas do dia a dia, como leis e normativos, tributação, iniciativas socioambientais, planejamento estratégico, dentre outros.

Clique aqui e acesse o questionário.

NÚMEROS

Atualmente, o ramo Habitacional conta com 284 cooperativas, 106,6 mil cooperados e gera 577 empregos diretos. No Rio Grande do Sul, as 12 cooperativas do ramo reúnem 31,5 mil associados e 60 empregados. Juntas, elas registraram um faturamento de R$ 4 milhões e um patrimônio líquido de R$ 17,9 milhões em 2017.

Para mais informações sobre o questionário e o diagnóstico entre em contato com a analista administrativa do Monitoramento do Sescoop/RS, Andreza Mainardi, pelo e-mail andreza-mainardi@sescooprs.coop.br ou pelo telefone (51) 3323-0040.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB