Ir para o conteúdo principal

TOP 100 destaca cooperativas do Vale do Taquari

Enaltecer o empreendedorismo regional e reconhecer as marcas e personalidades do Vale do Taquari. Esse foi o objetivo da noite de ontem (16/10), no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, na entrega do prêmio TOP 100. Mais de 600 líderes empresariais, políticos, sociais e convidados participaram do evento que prestigiou as 95 marcas e cinco personalidades mais lembradas pelos consumidores da região do Vale do Taquari. Entre os destaques, as cooperativas Languiru, Dália Alimentos, Arla, Certel e Certaja foram agraciadas. O evento contou com a participação do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto.

A Languiru aparece em primeiro lugar nas categorias “Derivados de Suínos” e “Derivados de Frango”; a Dália Alimentos ocupa a primeira posição na categoria “Leite”; na categoria “Fomento e Agrocenters”, a Arla Cooperativa é a marca mais lembrada; e na categoria “Distribuidora de Energia Elétrica”, a Certel e a Certaja ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“A Languiru foi citada mais de duas mil vezes pelos entrevistados em diferentes categorias. Compartilhamos esse reconhecimento com nossos associados e funcionários, enfim, com toda a ‘Família Languiru’. Esse desempenho atesta a força da nossa marca e tem um significado especial. Confirma, acima de tudo, a qualidade dos nossos produtos e o acerto na gestão eficiente da cooperativa”, avalia o presidente da Cooperativa Dirceu Bayer.

Para o presidente, a imagem da Languiru sai fortalecida com mais esse reconhecimento. “Ganhamos em competitividade de mercado, o que inclusive nos permite ampliar o número de clientes e consumidores atendidos na região e no Estado. Estamos extremamente satisfeitos com a distinção e lisonjeados por sermos a marca mais lembrada entre tantos segmentos trabalhados pelas empresas no Vale do Taquari. Isso nos anima e nos dá muita energia para seguir trabalhando”, conclui.

Resultado

Para o diretor-geral do grupo A Hora, Adair Weiss, o evento consolida o propósito da pesquisa feita em parceria com o Instituto Nexus ao longo de 45 dias nas seis microrregiões do Vale do Taquari, ao longo dos meses de maio e junho deste ano. “Nosso objetivo foi de homenagear e reconhecer o esforço e o trabalho do empreendedorismo na nossa região”, ressalta Weiss.

Ao todo, 1,5 mil pessoas foram entrevistadas nas microrregiões de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Teutônia, Taquari e Encantado. Com método de pesquisa de amostragem por segmento, de forma espontânea, os entrevistados foram questionados sobre qual a marca que vem à memória quando pensam em determinado produto ou serviço. Na sequência, o entrevistador perguntou o motivo pelo qual a lembrança veio à tona, provocando o entrevistado a falar sobre atributos como qualidade, tradição, economia, praticidade, entre outros. “Provocamos criar um ambiente favorável à inovação em torno do empreendedorismo regional”, enfatiza Weiss.

Estímulo

Representantes de instituições da região que prestigiaram o resultado do Top 100 destacaram a importância do evento. O prefeito e presidente da Amvat, Marcelo Caumo, vê na ocasião um estímulo ao empreendedorismo na região. “É um estímulo para que se fortaleçam. Além de produzir, também temos que divulgar. Com o resultado da pesquisa, podemos ver de perto quais iniciativas e caminhos que dão certo na região”, comenta Caumo.

Ressaltando o posicionamento atual do A Hora como um grupo de soluções em comunicação, o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC), Pedro Barth, vê na pesquisa um auxílio para que empresários da região compreendam o que a comunidade, enquanto consumidora, prestigia em termos de produtos e serviços. “Enquanto CIC estamos ao lado dos empresários. O Top 100 vem ao encontro do que desejamos para a região: empreendedorismo”, destaca Barth.

Credibilidade

O reitor da Univates, Ney Lazzari, enalteceu a credibilidade do resultado da pesqusia. Segundo ele, neste momento conturbado pela política, o Top 100 faz com que a região volte as atenções para si mesma e perceba o que já construiu, o que tem de fato e os caminhos a se seguir. “Isso anima as pessoas a arregaçarem as mangas e tocarem os negócios para frente”, afirma.

Compromisso com o Vale

A presidente do Codevat, Cíntia Agostini, destaca a questão de vanguarda e trabalho do A Hora em promover o Top 100. “É um meio de comunicação realmente engajado com a sociedade do Vale do Taquari”. Conforme ela, o projeto faz com que empresários se animem com o propósito do reconhecimento e desenvolvam suas marcas com um trabalho ainda mais qualificado. “O Top 100 contempla um olhar completo sobre diversas dimensões do Vale do Taquari acerca do desenvolvimento empreendedor”, comenta.

Valor da marca

Representando a Acil, a presidente Aline Eggers observa como resultado do Top 100 a valorização das marcas da região. “A marca é o verdadeiro patrimônio de uma empresa. Todo empresário cuida desta marca com zelo”, enfatiza. Conforme ela, no momento em que a pesquisa revela produtos e serviços mais lembrados pelos consumidores, empreendedores da região têm conhecimento de que o trabalho feito por eles está nos corações e no desejo dos consumidores.

Fonte: A Hora