Ir para o conteúdo principal

Piá encerra comemoração de seus 50 anos com lançamento de livro

Em evento com a presença de 250 convidados, a Cooperativa Piá lançou na noite de segunda-feira, dia 29, o livro comemorativo aos seus 50 anos, escrito pela jornalista Maria Lúcia Badejo e publicado pela editora Sescoop/RS. O lançamento, que contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, aconteceu na Vila Olinda, em Nova Petrópolis, próximo ao local onde a Cooperativa foi fundada, e foi marcado pela emoção da homenagem às famílias pioneiras.

Na ocasião, foi realizado um talk show com Maria Lúcia Badejo e diretores da Piá, que abordou os momentos mais marcantes da história da Cooperativa e as dificuldades daquela época, na qual havia muita descrença no sistema cooperativo.

 A escritora contou que, durante a produção do livro, não foi difícil fazer o resgate histórico, e que um dos fatos que mais chamou a atenção foi a participação dos técnicos alemães na criação da Cooperativa, a relação de parceria com os associados e a oferta de tecnologia de assistência técnica e inovação.

Entre as histórias curiosas, a jornalista lembrou do Clinomóvel, uma Kombi que percorria as propriedades levando assistência técnica. “Os técnicos contaram das dificuldades de acesso com péssimas estradas, uma verdadeira aventura”, lembrou Maria. “Outro fato que também se destacou foi a participação dos leiteiros, que realizavam compras e levavam recados, sendo um elo da cidade com o interior”, completou.

Um dos fundadores, Werno Neumann, lembrou que, desde o início, a qualidade dos produtos foi fator preponderante de sucesso e aceitação do mercado consumidor. “Graças à Piá, Nova Petrópolis teve um rápido desenvolvimento. Tanto assim, que se pode dividir a nossa economia em antes e depois da Cooperativa”, destacou ele. “O livro ficará para as futuras gerações como prova de muito trabalho, abnegação e cooperação”, afirmou.

O presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto, agradeceu o trabalho dos fundadores, ex-dirigentes e colaboradores. “Hoje, a Cooperativa possui um exército de 100 mil pessoas que possuem alguma ligação com a Piá e uma responsabilidade grande com seus 4 milhões de consumidores”, disse o executivo. Ele finalizou lembrando que o símbolo do cooperativismo – dois pinheiros –, representam o social e o econômico, e os dois não vivem um sem o outro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Piá