Ir para o conteúdo principal

Mundo Cooperativo Gaúcho é aberto na Expovale 2018

O Sescoop/RS lançou, no dia 10 de novembro, juntamente com as cooperativas que atuam na região do Vale do Taquari, o Mundo Cooperativo Gaúcho, na Expovale, em Lajeado. A cerimônia contou com a presença de representantes das 13 participantes do estande e do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que as parabenizou pela colaboração coletiva e reconheceu a importância da Expovale para o setor. “Demonstra que, quando o cooperativismo se une, dá pra fazer mais.” Conforme Perius, o Vale do Taquari se destaca no cooperativismo brasileiro como o maior em inovação, progresso, união e o mais rico em sócios. “É o Vale mais forte do Brasil, com 83% das famílias associadas em cooperativas”, afirma.

Localizado próximo ao Pavilhão 3, o estande, com mais de 525 metros quadrados, reúne as cooperativas que se dedicam ao crescimento da região – Arla Cooperativa, Certaja, Certel, Dália Alimentos-Cosuel, Languiru, Rede Transporte, Sicoob Meridional, Sicoob São Miguel, Sicredi Integração RS/MG, Unicred VTRP, Unimed VTRP, Uniodonto VTRP e Valelog.

 

Cooperativas firmam parceria

As cooperativas Languiru e Dália Alimentos-Cosuel protagonizaram um momento importante durante a abertura do Mundo Cooperativo Gaúcho. Na ocasião, foi assinada uma parceria de intercooperação com o objetivo de unir esforços e complementar ações e atividades. O presidente da Languiru, Dirceu Bayer; o presidente executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas; e o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini; subscreveram o documento.

A parceria representa um marco histórico para as duas cooperativas, que atuam no ramo agropecuário. Bayer explica que a Languiru utiliza a estrutura da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) para a fabricação de leite em pó. Segundo ele, as vantagens serão recíprocas para as duas cooperativas. “Esse protocolo inicia de forma tímida, mas com um potencial enorme”, ressalta.

Além disso, a Languiru vai comercializar, em seus supermercados, cortes de frango resfriados da Dália, que está aderindo à produção de aves. A partir de outubro de 2019, a Languiru passa a fornecer frango vivo, produzido por seus integrados, que serão abatidos pela Cosuel, com a marca Dália Alimentos. “Pretendemos aumentar a integração de aves nos próximos anos. Mas, ao invés de fazer investimentos na fábrica em Estrela, a nossa intenção é aproveitar a planta nova da Cosuel, para que ela nos preste esse serviço”, destaca Bayer. “O que fazemos nesse momento é de uma envergadura muito importante.”

O presidente executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, destaca que a carta de intenções é um resultado de vários meses de encontros entre as diretorias e as áreas técnicas. Ressalta que a cooperativa, atualmente, transforma em pó o leite que a Languiru entrega. “O objetivo desta parceria é o incremento da intercooperação através do compartilhamento de know-how e de negociações conjuntas. Além de negócios, começa a haver uma troca de experiências entre as duas cooperativas”, afirma.

Painel com a imprensa

Após a cerimônia de abertura do Mundo Cooperativo, os representantes das 13 cooperativas participaram de um painel com a imprensa sobre a sua atuação na região e no Rio Grande do Sul. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou a importância de oferecer um atendimento personalizado aos clientes para que eles possam confiar nos serviços prestados por elas.