Ir para o conteúdo principal

Encontro de Comunicação Cooperativista está com inscrições abertas

O Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2018 está com as inscrições abertas. Destinado a assessores de imprensa, jornalistas, publicitários, relações públicas e demais profissionais ligados à área de comunicação e marketing das cooperativas gaúchas, o evento ocorre no dia 29 de novembro, a partir das 9h30, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque Assis Brasil, em Esteio. O Encontro traz como tema central a “Comunicação Transmídia: A Era da Interatividade entre os Canais”, com a proposta de debater o conceito de narrativas transmídias e a aplicação prática na comunicação de empresas e cooperativas.

A escolha do tema está alinhada a um conceito contemporâneo que faz parte do cenário da Comunicação no século XXI. As cooperativas realizam trabalho de marketing digital e mídias sociais, e cada vez mais os profissionais da área necessitam aprofundar conhecimentos e competências para desenvolver e gerir estratégias de audiovisual e convergência com as novas mídias.

Novas experiências com as mídias

O contexto atual apresenta um universo atravessado por telas eletrônicas e em constante desenvolvimento. Com a disseminação das tecnologias móveis e interativas, muda-se radicalmente a experiência dos usuários com as mídias. Aparecem novos modelos de negócio, como apps, redes sociais, conteúdos on demand e para segunda tela (second screen), mostrando que a indústria audiovisual tem demandas sempre novas e cada vez mais desafiadoras.

Transmídia

E toda essa evolução na forma das cooperativas se comunicarem com seus respectivos públicos-alvo está diretamente relacionada à escolha do tema. Transmídia, do inglês transmedia, significa conteúdo que se sobressai a uma mídia única. Na prática, significa que as diferentes mídias transmitirão variados conteúdos para o público de forma que os meios se complementem, pois se o público utilizar apenas um canal terá apenas a mensagem parcial do assunto em questão, já que a transmídia induz ao ato de contar histórias através de várias mídias, com um conteúdo específico para cada uma.

Desafio para os profissionais de Comunicação

Além dos meios de comunicação tradicionais (mídia out of home, jornal, revista, rádio e televisão), a consolidação da internet e das mídias sociais como ferramentas de comunicação e interação com os públicos-alvo torna as narrativas transmídia um desafio para os profissionais de Comunicação Social. Cada tipo de mídia transmitindo conteúdos específicos diversos, com um objetivo em comum: complementação da comunicação utilizando vários meios.

Histórico

Desde 2014 até 2017, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista debate temas relevantes que impactam a rotina dos profissionais de Comunicação Social. Comunicação digital, estratégias de relacionamento com a imprensa, inovação, gerenciamento de riscos e crises e outros temas importantes no âmbito da Comunicação Social. Em 2018, a proposta é justamente conciliar diversas discussões sobre meios impressos, eletrônicos, digitais e a convergência de mídias a partir da Comunicação Transmídia.

PROGRAMAÇÃO

9h30 – Credenciamento e Coffee Break

9h45 – Abertura

10h – Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

10h15 – Painel: Comunicação Transmídia nas cooperativas Central Sicredi Sul/Sudeste, Cotripal, Federação Unimed-RS e Coprel

11h30 – Intervalo

12h30 – Coffee Break

13h – Apresentação da Pós-Graduação em Comunicação da Escoop

13h15 – Palestra e Oficina sobre Comunicação Transmídia

Alysson Lisboa – Mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic (Espanha), palestrante e consultor nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, mídias sociais, marketing digital, cidades inteligentes e inovação

16h – Encerramento

Local: Casa do Cooperativismo Gaúcho – Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio/RS

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site do Sescoop/RS até 26 de novembro. As vagas são limitadas a 150 pessoas. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS através do e-mail imprensa@ocergs.coop.br ou pelos telefones (51) 3323-0038, (51) 3323-0048, (51) 3323-0049 e (51) 3323-0078.