Ir para o conteúdo principal

Cenemp oferece cursos para melhoria da Produtividade das Cooperativas

Enfrentar e vencer um dos desafios de gestão das organizações no século XXI: a melhoria da produtividade. Com esse objetivo, surgiu a Cenemp – Cooperativa de Trabalho Técnico Para Melhoria da Produtividade, que reúne profissionais dedicados ao exercício de funções executivas, consultoria, ensino e trabalho técnico.

Segundo o professor da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Gerônimo Grando, a ideia de formar a cooperativa surgiu a partir de conversas entre os professores da instituição, nas horas de intervalo, nos momentos antes das aulas. “A ideia cria corpo em conversas mais informais, até que se realiza a primeira reunião formal, no dia 15 de novembro de 2017. Nessa data a ideia virou projeto e a cooperativa começou a tomar forma”, explica o docente.

Consultoria especializada

Do quadro de professores da graduação da Escoop, quatro aderiram imediatamente à iniciativa. Professores da pós-graduação e alunos egressos da faculdade também se uniram ao projeto. “Dentre os motivadores para a criação da cooperativa, encontram-se as observações dos professores em salas de aula, que trazem a questão da dificuldade que os alunos têm de entender e diferenciar uma cooperativa de empresas. Alguns conceitos não são claros. E, se os conceitos de cooperativa não são presentes, todos os demais conceitos, dentre os quais os de qualidade e produtividade não serão. Surge então, o foco em qualidade em sentido amplo”, destaca Grando.

O Centro de Estudos para a Melhoria da Produtividade presta serviços de consultoria e capacitação profissional para as diversas áreas das organizações públicas e privadas. Operacionalmente a cooperativa tem seus associados divididos em grupos, segundo suas especialidades. A maioria são mestres e doutores, com expertise em diversos setores da gestão de cooperativas e empresas.

O foco da Cooperativa é a produtividade das cooperativas e demais empresas. Especificamente nas cooperativas, são evidenciados os aspectos de Educação Cooperativa com abordagens específicas para dirigentes e associados, treinamento e capacitação de conselheiros fiscais, conselheiros de Administração e outros.

Ramo Trabalho

Essas cooperativas buscam melhorar a remuneração e as condições de trabalho dos seus associados. São constituídas por pessoas ligadas a uma determinada ocupação profissional. Para qualquer profissão pode-se criar uma cooperativa de Trabalho, transformando-se no segmento de maior abrangência dentro do cooperativismo. O grande desafio neste ramo é seu enquadramento legal, tanto no que se refere à legislação trabalhista como à cooperativista em si. O desvirtuamento dos atos cooperativos pode levar à constatação do vínculo empregatício conforme a Consolidações das Leis Trabalhista (CLT), dando espaço para medidas legais vindas do Ministério Público do Trabalho. Certamente é o ramo com maior potencial de crescimento, mas também é onde a complexidade jurídica mais prejudica sua atuação.