Ir para o conteúdo principal

Hospital Unimed Vale do Sinos é liberado e obras têm início em janeiro

A prefeitura de Novo Hamburgo entregou para a Unimed Vale do Sinos, no dia 13 de novembro, a Licença de Instalação (LI) e o Projeto Legal de Arquitetura do futuro hospital da Cooperativa, que será construído na rua Barão de Santo Ângelo, em frente à entrada principal do Parcão. O ato, realizado no Centro Administrativo Leopoldo Petry, contou com a presença da prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt e do presidente da Unimed Vale do Sinos, Luis Carlos Melo. “Estamos felizes em ter avançado nesse tema. Nossa equipe trabalhou muito para poder dar todas as licenças, até porque é uma obra complexa e que ainda teve outros detalhes, como a questão de estar próxima de uma área de preservação”, pontuou a prefeita Fátima Daudt.

A prefeita ainda destacou que a parceria com a Unimed deverá ser ampliada, já que a construção do hospital passa por contrapartidas da Cooperativa com o município. Com os documentos entregues, a Unimed já está apta a contratar uma empreiteira para dar início ao processo de obras. “Estamos prevendo iniciar as obras do nosso futuro hospital em janeiro de 2019. Foi uma vitória pessoal minha e da nossa Cooperativa. Faço um agradecimento especial à prefeita Fátima e toda a sua equipe envolvida, pois estávamos desde 2012 tentando iniciar a construção do hospital, sendo que só agora conseguimos todos os licenciamentos para começar a obra,” destacou Melo.

O presidente da Unimed Vale do Sinos também falou da importância do empreendimento para a região e da vontade de crescer com a cidade. “Novo Hamburgo nos abrigou, nos acolheu desde o início. Devo muito à cidade, pela qual já tenho um carinho muito grande e, por isso, esta é também uma vitória pessoal que se estende a todos os cooperados da Unimed Vale do Sinos”, destacou.

Em um investimento estimado em R$ 120 milhões, o futuro hospital será construído em uma área de 31.243 m² e terá 140 leitos, sendo 120 de internação e 20 de UTI adulto. O empreendimento possuirá seis andares (dois de estacionamento) e uma passarela ligando ao antigo prédio. Durante a obra, estima-se que serão gerados 400 empregos diretos e, em funcionamento, a unidade poderá ter até mil colaboradores.

“Com a construção deste futuro hospital, somados aos outros existentes, e ao curso de medicina da Feevale, poderemos formar um complexo muito interessante para a saúde de nossa cidade”, comentou a prefeita Fátima. Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito, Antônio Fagan; a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira; o secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet; e a diretora de Licenciamento Ambiental, Viviane Corteletti; o cooperado da Unimed Vale do Sinos, membro da Comissão de Obras e vereador de Novo Hamburgo, Raul Cassel; o diretor de Desenvolvimento Humano da Unimed Vale do Sinos, Ademar Trein e a gerente de Serviços Próprios da Cooperativa, Júlia Habigzang.

Para Trein, o início das obras do novo hospital é um sonho se tornando realidade. “Somos movidos a sonhos. Por isso, precisamos compartilhar nossos sonhos para poder realiza-los”, emociona-se o diretor. “Sonhar coletivamente é o papel do cooperativismo”, completa.

O novo hospital

As obras devem iniciar em janeiro de 2019 e o hospital será entregue em dois ou três anos. O lançamento da pedra fundamental ocorrerá ainda no mês de dezembro e a ideia é de enterrar uma cápsula do tempo, que será reaberta dez anos depois.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Vale do Sinos e Jornal do Comércio