Ir para o conteúdo principal

Governador eleito Eduardo Leite recebido por cooperativistas gaúchos

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, foi recebido na manhã desta terça-feira, dia 20 de novembro, pela diretoria e conselheiros do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC) – Escoop. Além de Leite, participaram o vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Júnior e os deputados estaduais Sérgio Turra e Lucas Redecker. Em sua fala, Eduardo Leite fez uma exposição sobre sua plataforma de governo, colocando ênfase na necessidade de parcerias entre os setores público e privado, especialmente com o cooperativismo.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse ao governador eleito que o novo governo terá naturalmente o apoio do setor cooperativo gaúcho. “Está em nosso DNA, na nossa natureza, cooperar. Seja com governos, com a sociedade, com as comunidades. Uma das virtudes do cooperativismo é estar próximo das pessoas. Nossa riqueza se enraíza nas comunidades e dela não sai”, lembrou Perius, ao afirmar que o governador eleito poderá contar com as cooperativas gaúchas. O presidente discorreu ainda sobre a plataforma para os governos, entregue ao então candidato durante o pleito eleitoral, onde elencou algumas necessidades do cooperativismo gaúcho em diferentes ramos de atividades, em questões que vão desde a agilidade para a liberação de licenças ambientais até créditos fiscais presumidos para o ressarcimento em investimentos feitos pelas cooperativas agropecuárias em assistência técnica.

Ao agradecer a acolhida do cooperativismo, o governador eleito Eduardo Leite destacou a pujança do setor e os destacados números, ao ressaltar a necessidade de união das forças políticas para que o Rio Grande do Sul saia da crise em que se encontra. Aos cooperativistas e jornalistas presentes, Leite destacou as medidas que já está tomando para o mais rápido possível se encontre caminhos para a retomada do crescimento econômico, assinalando que todos os setores da economia gaúcha são importantes neste processo. “Os números colocados aqui sempre impressionam. O sistema cooperativo é fato gerador de emprego, renda, riqueza, é exemplo pro nosso Estado. É característica do nosso povo o talento e a vocação para empreender e o sistema cooperativo é a prova disso. O sistema cooperativo impulsiona essa vocação empreendedora, articulando toda uma rede, uma cadeia de produtores para alavancar suas competitividades, de seus produtos, para conseguir se inserir no mercado de forma a agregar valor à produção que nós temos, especialmente no setor agrícola, mas não apenas nesse setor”, destacou o governador eleito.

Cooperativismo no próximo governo

Vergilio Perius destacou ao governador a necessidade do cooperativismo em ser atendido em suas demandas pelo futuro governo. Frisou a importância de todo o trabalho que foi realizado pelo atual secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, mas constatou que muitas vezes as cooperativas possuem reivindicações que ultrapassam a esfera do setor agropecuário, ao destacar a necessidade de uma espécie de sub-secretaria que possa atender com agilidade todos os treze ramos de atividades econômicas das cooperativas.

Participaram do café da manhã, servido com produtos das cooperativas gaúchas, os diretores da Ocergs Irno Pretto, Margaret Garcia da Cunha e Valdir Bernardo Feller. Em nome do Conselho de Administrativo do Sescoop/RS, José Zordan e Márcio Port, além do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e os superintendentes Gerson Lauermann e Norberto Tomasini. Diversas federações e centrais, além de cooperativas singulares, estiveram representadas por seus dirigentes.

Dirigentes representantes de centrais cooperativas, como a Federação Unimed, Fecoergs e Fetrabalho/RS colocaram-se à disposição do governo para contribuir com ideias, e destacaram projetos que estão em andamento no âmbito do governo estadual e outros em que poderão ser parceiros do Executivo estadual para a sua execução. Pronunciaram-se em nome destas federações Alcides Stumpf, José Zordan e Margaret Garcia da Cunha.