Ir para o conteúdo principal

Histórias Reais do Cooperativismo – 4º episódio

O quarto episódio da série Histórias Reais mostra como as lideranças femininas podem contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo. Neste episódio, temos como protagonista a agricultora familiar Roveni Doneda, que teve sua vida transformada ao ingressar no Conselho de uma grande cooperativa gaúcha, e hoje exerce paralelamente ao trabalho em sua propriedade.

A vontade de aprender e a coragem de encarar novos desafios fizeram de Roveni uma líder cooperativista respeitada na Cotrijal, no município de Não-Me-Toque. Única mulher no conselho da Cooperativa, ao lado de 17 homens, sempre foi fiel associada da cooperativa e hoje viaja o mundo com seu trabalho.

Sua liderança frente aos demais conselheiros levou a humilde agricultora à sua primeira viagem internacional em 2017, quando foi aos Estados Unidos pela Cotrijal. “Eu nunca tinha andado de avião. Era um pânico. Aí os conselheiros sempre diziam que nós tínhamos que programar algumas viagens e eu dizia: ‘Podem ir, eu ajudo a programar’. De repente, ano passado, surgiu a viagem para os Estados Unidos. Nunca sonhei de ir pros Estados Unidos. Quando vi, eu tava lá”, conta Roveni.

Por ter tido a coragem e a humildade de aprender, hoje Roveni é uma liderança feminina reconhecida não apenas na Cotrijal, mas também por todo o setor cooperativista. “Hoje eu tô vivendo o que eu sempre queria, sair, participar mais, tomar decisões, ter responsabilidade. É corrido, mas vale a pena e eu sou muito feliz”, afirma.

Confira este episódio na íntegra em https://bit.ly/2zXSWfg. Inscreva-se no canal do Sescoop/RS no YouTube e reveja as temporadas passadas do Histórias Reais em www.historiasreais.coop.br.