Ir para o conteúdo principal

Fundação Aury Luiz Bodanese divulga ganhadores do Prêmio Destaques Show 2018 no RS

A Fundação Aury Luiz Bodanese (Falb) e a Cooperativa Central Aurora Alimentos divulgaram nessa quarta-feira (21/11) os ganhadores do Prêmio Destaques Show 2018 do Rio Grande do Sul. A entrega dos prêmios nas categorias “Escola Cidadã” e “Poesia Destaque” ocorreu na casa da Ocergs, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e contou com a presença das escolas participantes.

Neste ano, a categoria Escola Cidadã recebeu 75 projetos: 37 no Estado de Santa Catarina, 27 no Rio Grande do Sul e 11 de outros estados. A Poesia Destaque totalizou 41 inscrições: 28 em Santa Catarina, 11 no Rio Grande do Sul e uma de outro estado.

As premiações, ligadas aos programas da Falb, Eco Cooperação e Roda de Leitura, tiveram o objetivo de reconhecer as escolas que desenvolveram e aplicaram ações de conscientização socioambiental com alunos, professores e comunidade, além de socializar e divulgar as boas práticas desenvolvidas.

Poesia Destaque

Para avaliação da Poesia Destaque, os jurados levaram em consideração a criatividade e a rima, o desenvolvimento da escrita e a temática que envolveu o meio ambiente. O prêmio de primeiro lugar foi para o Colégio Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul. Na segunda colocação ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba, de Aratiba. Em 3º lugar no Rio Grande do Sul ficou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Otaviano Silveira, de Sapucaia do Sul.

Escola Cidadã

Na premiação Escola Cidadã foram considerados os critérios de criatividade, alcance dos objetivos propostos, relevância e impacto das ações realizadas, envolvimento dos alunos, professores e da comunidade e perspectiva de continuidade. O prêmio principal foi para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Quatorze de Setembro, de Viamão. Em segundo lugar ficou a Escola Municipal de Educação Stella Virginia Konrad, também de Viamão. O prêmio de terceiro lugar foi para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jair de Moura Calixto, de Nonoai.

“O envolvimento das escolas foi muito importante para o sucesso dos projetos inscritos. O Prêmio Destaques Show 2018 marca o encerramento de um ciclo onde todos têm trabalhado com dedicação e, principalmente, amor. As escolas participantes compreenderam seu papel na construção de um mundo melhor e perceberam que cabe a todos nós mais do que simplesmente existir. É possível inspirar por meio dos nossos exemplos e de nossas práticas”, destacou a presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Cristina Machado.

A jurada do Escola Cidadã Sheila Marangoni relatou como se deu o processo de escolha dos projetos. “Foi difícil escolher os vencedores, todos trouxeram algum diferencial. Percebemos que houve grande evolução em relação aos anos anteriores, muitos projetos ultrapassaram os limites da escola e envolveram toda a comunidade, além da perspectiva de continuidade, que nos anima a ver que o trabalho não vai parar com a entrega do prêmio”.

A educadora ambiental do programa Eco Cooperação no Rio Grande do Sul, Samara Arsego, salientou que o prêmio valoriza, ainda mais, o trabalho de educação ambiental. “Fico satisfeita em ver tantas instituições mobilizadas em prol do bem-estar comum, fazendo dos alunos protagonistas nesse processo de mudança de hábitos, trazendo a sustentabilidade não somente no discurso, mas principalmente na prática. Os relatórios que recebemos ano a ano vêm trazendo mais inovação e criatividade, o que nos leva a crer que seguimos no caminho certo, que nosso trabalho está chegando aos alunos, professores, familiares, e gerando frutos”.

O evento também contou com palestra do “magicontador” Eric Chartiot. Há mais de 25 anos, destacado pelo Ministério das Relações Exteriores da França, Eric chegou ao Brasil para exercer a função de adido linguístico em Brasília (DF). Na época de retornar ao seu país de origem, Eric decidiu abrir mão do emprego seguro e de alto prestígio na embaixada e radicou-se no interior do Rio Grande do Sul, exercendo a atividade profissional da qual idealizou durante anos. Eric também é um dos sócios fundadores da Associação de Mágicos do Rio Grande do Sul, ministra palestras e oficinas em seminários de educação, empresas e feiras de livros.

Prêmio Destaques

O Prêmio Destaques é composto também pelas categorias: Unidade Destaque, Unidade Show e Voluntário Destaque do programa Amigo Energia e Paródia Destaque do programa Vivendo Saúde.

Programas

O programa “Eco Cooperação” iniciou em 2001, como “A Turminha da Reciclagem” e, hoje, a Fundação Aury Luiz Bodanese e a Aurora Alimentos contam com duas educadoras ambientais que realizam o trabalho nas escolas, principalmente nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, o programa possui multiplicadores em diversas unidades da Aurora Alimentos, que levam o programa a inúmeras escolas em vários lugares do Brasil.

Levar a magia da literatura e da contação de histórias para diversos ambientes, incentivando a leitura e a produção textual é o objetivo do programa Roda de Leitura. A Fundação conta com uma contadora de histórias e uma kombi biblioteca itinerante, atendendo escolas e instituições principalmente de Santa Catarina.

Fonte: Fundação Aury Luiz Bodanese (Falb)