Ir para o conteúdo principal

Técnicos da Emater participam de Seminário do Cooperativismo

O Sescoop/RS promove, de 26 a 29 de novembro, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Emater/RS-Ascar, o Seminário de Cooperativismo, na Faculdade de Tecnologia de Cooperativismo (Escoop).

O Seminário tem como objetivo atender à proposta de formação e qualificação dos técnicos da Emater, refletindo a união de esforços para a promoção do desenvolvimento do cooperativismo e do Estado. Os temas tratados na programação contemplam a Governança Cooperativa, programas de desenvolvimento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, números do cooperativismo do Estado, legislação cooperativista e compartilhamento de experiências de diversos ramos do cooperativismo.

Na abertura do evento (26/11), o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira, saudou e agradeceu a presença dos técnicos, falou da programação do evento ao longo da semana, do trabalho com as comunidades rurais dos técnicos da entidade e da importância da Emater e do cooperativismo. “Vamos compartilhar com vocês o que sabemos sobre o cooperativismo e vocês vão compartilhar conosco os desafios do dia a dia da comunidade que vocês conhecem muito bem. Sejam bem-vindos. A casa do cooperativismo também é de vocês”, concluiu.

O presidente da Emater/RS-Ascar, Iberê de Mesquita Orsi, destacou a importância do evento, do princípio do cooperativismo que fala de Educação, formação e informação a todos os seus ramos de atuação e da importância da cooperação. “Tenho convicção de que devemos trabalhar a cooperação social dentro das comunidades. Sem ela, a extensão rural não existe, é ineficiente. E esse é um espaço para aprofundarmos os conhecimentos e discussões acerca disso. A Emater continuará seu trabalho nas comunidades rurais, juntamente com a SDR, no sentido da cooperação. Vamos colocar os princípios do cooperativismo em prática, juntos”, reafirmou.

Em sua saudação, o secretário da SDR, Tarcísio Minetto, agradeceu às entidades promotoras do Seminário, e reconheceu a importância do trabalho dos técnicos no dia a dia das comunidades. “Tenho certeza que vocês conhecem muito sobre o cooperativismo e trabalham isso no dia a dia. Os desafios de todos os ramos poderão ser compartilhados aqui com os técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, colocando na prática o princípio da intercooperação do cooperativismo, poder público e Emater, que vem cada vez mais atendendo às cooperativas como um todo”, destacou.

Confira a programação completa do Seminário abaixo:

26/11:

Abertura
Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC)
José Máximo Daronco – Gerente de Monitoramento do Sescoop/RS.

27/11:

Ramo Agropecuário
Gerson José Lauermann – Superintendente Sescoop/RS

Ramo Educacional
Ricardo Lermen – Presidente da Coeducars

Ramo Crédito 
Tiago Machado – Assessor Jurídico da Central Sicredi Sul/Sudeste

Expressão do Cooperativismo Gaúcho
Vergilio Perius – Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

28/11:

Ramo Transporte
Adelar Steffler – Presidente da ValeLog e coordenador do Conselho de Ética da Ocergs

Ramo Infraestrutura
José Zordan – Superintendente da Fecoergs e conselheiro administrativo do Sescoop/RS

Ramo Trabalho
Margaret Garcia da Cunha – Presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs

Legislação Cooperativista
Mário De Conto – Gerente Jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Diretor da Escoop

 

29/11:

Ramo Saúde

Dr. Jorge Antônio Martines – Vice-Presidente da UNIMED RS e Conselheiro de Ética da OCERGS