Ir para o conteúdo principal

Histórias Reais do Cooperativismo – 5º episódio

O quinto episódio da série Histórias Reais do Cooperativismo aborda a sucessão rural, e os nossos personagens principais são um jovem casal de 23 e 25 anos que estão entre os 12% da população que vive na zona rural do Rio Grande do Sul, segundo o Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Morgana Sturmer (23), formada em Zootecnia, e Ismael Uebel (25), técnico em Agropecuária, ambos da cidade de Chapada, região Noroeste do RS, nos contam quais os fatorem que influenciaram na escolha de continuar o negócio da família e permanecer no meio rural. Nós sabemos que a qualidade de vida longe das grandes metrópoles é imensurável. E atualmente, o jovem do campo pode produzir os próprios alimentos e ter a tecnologia e a educação da cidade grande.

A importância da cooperativa para o desenvolvimento da região e as formas como ela auxilia e atua na vida dos associados é um dos motivos do regresso do casal ao meio rural, como conta a zootecnista no episódio: “A gente sempre procura a cooperativa, o primeiro lugar que a gente procura é a cooperativa. Então, sim, ela faz bastante diferença”.

A instituição tem um papel fundamental no sentido de oferecer soluções para o associado, auxiliando com veterinários, preços e serviços diferenciados. O Ismael, filho e neto de agricultor, antes mesmo de completar 18 anos já era sócio da cooperativa e nos conta que a ideia sempre foi permanecer: “Eu sempre tive a ideia de ficar, né, a Morgana juntou com essa ideia, juntamos os nossos sonhos e deu tudo certo”.

A Morgana dá uma dica para os jovens que querem trabalhar no interior ou que desejam seguir no meio rural: “Estudem, não fique simplesmente no: ‘vou só fazer o serviço’. Tem que saber como é a produção do leite, como é o crescimento materneiro, como é a implantação de uma pastagem. ‘O saber fazer’, todo mundo faz, mas o entorno disso é muito importante. Isso cativa mais e então você quer mais”.

Independentemente de onde você mora, educação é o fator fundamental para o andamento de qualquer trabalho e desenvolvimento de vida. Como diz a nossa zootecnista: “Você precisa ler artigos, ler revistas, ler informação, fazer curso, ir em palestras, é bem importante.”

Confira este episódio na íntegra bit.ly/IsmaelEMorgana . Inscreva-se no canal do Sescoop/RS no YouTube e reveja as temporadas passadas do Histórias Reais em www.historiasreais.coop.br