Ir para o conteúdo principal

Pesquisa Melhores Empresas para Começar a Carreira destaca cooperativas do RS

As cooperativas gaúchas crescem mesmo num cenário de recessão em nosso Estado e País. Em 2017, as cooperativas aumentaram os seus postos de trabalho e geraram 61,8 mil empregos diretos. Além das oportunidades de carreira, elas também se destacam na avaliação de jovens que atuam no mercado de trabalho. É o que apronta a pesquisa “As Melhores Empresas para Começar a Carreira”, divulgada pela Você S/A, que destaca o Sicredi e a Unimed Central de Serviços RS entre as 45 melhores empresas do ranking.

Sicredi reconhecido pelo segundo ano consecutivo

Com um Índice de Felicidade no Trabalho do Jovem (IFT) de 79,2, o Sicredi figura no 16° lugar, subindo seis posições em relação ao ranking do ano passado. O IFT subiu em relação à pontuação de 78,9 obtida em 2017. Já no Índice de Qualidade de Ambiente de Trabalho para o Jovem (IQAT), baseado no questionário de satisfação preenchido por jovens colaboradores e estagiários até 26 anos de idade, a nota do Sicredi foi 90,3, ante 89,1 na edição anterior.

 “Estar entre as Melhores Empresas para Começar a Carreira e, também, as Melhores Empresas para Trabalhar é o reconhecimento a todas as práticas de gestão de pessoas, gestão de clima e da própria essência do Sicredi. É mais uma distinção que premia os mais de 25 mil colaboradores por estarem alinhados com o propósito da instituição de “Fazer juntos para fazer a diferença”, tanto no dia a dia deles como no cotidiano dos mais de 3,9 milhões de associados e das comunidades onde atuamos”, afirma o superintendente de Gestão de Pessoas da Confederação Sicredi, Rodrigo Wegener.

Entre os fatores positivos destacados pelos jovens colaboradores e estagiários que participaram da pesquisa, se destaca a plataforma corporativa Sicredi Aprende, voltada para desenvolvimento pessoal e técnico – outro destaque é a transparência da instituição financeira cooperativa diante dos colaboradores e associados.

Indicadores da Pesquisa

Os índices levam em conta os seguintes indicadores determinados pela pesquisa: Gestão Estratégica e Objetivos, Liderança, Reconhecimento e Recompensa, Carreira, Gestão do Conhecimento e Educação Corporativa, Comunicação Interna, Participação e Autonomia, Relações Interpessoais, Processos e Organização, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, Sustentabilidade e Diversidade e Employer Branding.

Guia Você S/A

Para o guia “Melhores Empresas para Começar a Carreira”, que está na sua oitava edição, as equipes de jornalismo da revista entrevistaram pessoalmente os jovens colaboradores das empresas participantes para avaliar a satisfação deles com seus empregos e, assim, desenvolver a pesquisa.

A nota é formada por dois componentes. O primeiro, com peso de 65%, leva em conta o questionário de satisfação respondido por jovens de até 26 anos e selecionados aleatoriamente pela equipe da revista. O segundo, com peso de 35%, considera o questionário respondido pela empresa sobre práticas e benefícios oferecidos aos funcionários, assim como a nota da auditoria feita pela FIA e a da visita do jornalista à companhia.

Confira a lista completa das 45 empresas.

Fonte: Sicredi e Você S/A