Ir para o conteúdo principal

Foi lançado um videogame cooperativo

O jogo foi apresentado na Argentina,  na Universidade Nacional de José C. Paz (Unpaz), uma das responsáveis pelo desenvolvimento, juntamente com o Gcoop – Cooperativa  de Software Livre e Instituto de Cooperação (Idelcoop).

Estas três entidades trabalharam juntas  nesta proposta inovadora através do Programa de Cooperativismo e Economia Social na Universidade, da Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério da Educação da Nação daquele país.

O jogo faz uma referência clara ao mestre do tango Osvaldo Pugliese. De fato, melodias clássicas desse artista são incluídas de maneira lúdica e didática, para que o usuário possa aprender sobre valores e princípios cooperativos.

“As regras do jogo são muito simples e muito semelhantes às propostas pelo Simón tradicional, mas neste caso as melodias de Osvaldo Pugliese devem ser imitadas”, explicaram os criadores. Há também materiais para professores trabalharem no tema cooperativismo dentro e fora da sala de aula.

O curso técnico universitário em Produção de Videogame e Design da Unpaz forneceu o apoio acadêmico ao projeto, o Gcoop possibilitou o desenvolvimento técnico e o Idelcoop contribuiu com conteúdo cooperativo. As ilustrações foram feitas por Claudio Andaur e Juan de Borbón fez a versão de 8 bits do La Yumba. As melodias que soam no final de cada nível foram feitas por Mateo Monk.

O download gratuito para todos os dispositivos  em espanhol está disponível em https://simonpugliese.com.ar .

 

Fonte: ACI Américas