Ir para o conteúdo principal

A história de sucesso do cooperativismo é a história de cada um

Os seis episódios da temporada 2018 da série Histórias Reais do Cooperativismo apresentam sete personagens bem diferentes entre si e mostram como o cooperativismo transforma suas vidas e de muita gente.

Mudança de vida, geração de oportunidades, realização pessoal e profissional, transformação pessoal, liderança, e muitos outros temas podem ser aprendidos apenas nesses seis episódios.

Veja o que foi ao ar nessa terceira temporada e saiba por que a história transformada de cada personagem real tem tudo a ver com a força do cooperativismo e com você.

Episódio 1 – Mudança de Vida

No primeiro episódio, nossa convidada foi a gerente da agência Farrapos da Sicredi União Metropolitana – Porto Alegre, Fabiane Lenhart. Ela nos contou o antes e o depois de trabalhar em uma cooperativa e relata como a sua vida mudou para melhor.

Natural de Venâncio Aires, Fabiane foi para Porto Alegre para estudar e conseguiu uma oportunidade de emprego em uma empresa do sistema financeiro. Mas não era feliz, sentia falta de um pouco mais de consideração com as pessoas e assim resolveu sair.

Após entrar na cooperativa de crédito, ela encontrou o lugar ideal, de acordo com seus valores. Fabiane relatou a sua trajetória e os fatores que a motivaram a continuar no sistema cooperativo: qualidade de vida, bem-estar junto à família e a possibilidade de trabalhar para as pessoas.

Episódio 2 – O Imigrante

Visando mostrar a força do Cooperativismo Gaúcho na inclusão e no interesse pela comunidade, o protagonista do segundo episódio foi o imigrante haitiano Junior Gilles, que, ao enfrentar inúmeras dificuldades em seu país natal após o fatídico terremoto de 2010, encontrou a oportunidade de recomeçar sua vida no Brasil, através do cooperativismo.

Preocupado com o futuro e bem-estar pessoal e de sua família, Junior fez parte de um grupo de 50 imigrantes que ingressaram na Dália Alimentos em 2012. A cooperativa, que enfrentava um déficit de mão de obra na época, viu a chance de reforçar sua equipe e, ao mesmo tempo, prestar suporte individual e coletivo à outra comunidade.

Gilles, hoje funcionário da área de abate da Cosuel/Dália Alimentos, afirmou que encontrou na cooperativa um ambiente de respeito e que o abraçou como se fosse da família. Animado, contou: “Hoje, se passar na rua, todo mundo me chama, todos me conhecem. É legal um lugar onde você vive e se sente em casa, onde todo mundo é tratado igual”.

Episódio 3 – Vida Cooperativa

Traduzindo bem o que significa uma “Vida Cooperativa”, o terceiro episódio trouxe como personagem Antônio Johann, Presidente da Cooperativa Habitacional do Senalba, que explicou por que se considera um “cooperativista de berço”.

Ainda atuante na cooperativa, “seu” Antônio lembrou com carinho das lições do pai e repassa a importância do cooperativismo aos filhos e netos, que ainda usufruem das moradias construídas há tantos anos pela Cooperativa Habitacional.

As cooperativas habitacionais são uma alternativa econômica para pessoas interessadas em conseguir habitação própria, em condições compatíveis com sua renda e preço inferior ao praticado pelo mercado.

Episódio 4 – Liderança Feminina

O quarto episódio da série mostrou como as lideranças femininas podem contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo. Nesse episódio, tivemos como protagonista a agricultora familiar Roveni Doneda, que teve sua vida transformada ao ingressar no Conselho de uma grande cooperativa gaúcha, e hoje exerce essa função paralelamente ao trabalho em sua propriedade.

A vontade de aprender e a coragem de encarar novos desafios fizeram de Roveni uma líder cooperativista respeitada na Cotrijal, no município de Não-Me-Toque. Única mulher no conselho da Cooperativa, ao lado de 17 homens, sempre foi fiel associada da cooperativa e hoje viaja o mundo com seu trabalho.

Por ter tido a coragem e a humildade de aprender, hoje Roveni é uma liderança feminina reconhecida não apenas na Cotrijal, mas também por todo o setor cooperativista. “Hoje eu estou vivendo o que eu sempre queria, sair, participar mais, tomar decisões, ter responsabilidade. É corrido, mas vale a pena e eu sou muito feliz”, afirmou.

Episódio 5 – Sucessão Rural

Nosso quinto episódio abordou a sucessão rural, e os nossos convidados foram um jovem casal de 23 e 25 anos que estão entre os 12% da população que vive na zona rural do Rio Grande do Sul: Morgana Sturmer (23), formada em Zootecnia, e Ismael Uebel (25), técnico em Agropecuária, ambos associados da Coagril, da cidade de Chapada, região noroeste do RS

Juntos, o casal nos contou quais foram os fatores que influenciaram na escolha de continuar o negócio da família e permanecer no meio rural. A importância da cooperativa para o desenvolvimento da região e as formas como ela auxilia e atua na vida dos associados foram alguns dos motivos apontados para o regresso do casal ao meio rural.

O cooperativismo tem um papel fundamental no sentido de oferecer soluções para o associado, auxiliando com veterinários, preços e serviços diferenciados. O Ismael, filho e neto de agricultor, antes mesmo de completar 18 anos, já era sócio da cooperativa e nos relatou que a ideia sempre foi permanecer na terra: “Eu sempre tive a ideia de ficar, né? A Morgana juntou com essa ideia, juntamos os nossos sonhos e deu tudo certo”.

Episódio 6 – Inovação no Campo

No sexto e último episódio, tivemos como protagonista o agrônomo Dênio Oerlecke, que pelo excelente trabalho junto aos agricultores associados e como reconhecimento por estes e pelas demais cooperativas da região, ficou conhecido como Dênio da Cotripal.

Dênio foi um dos principais incentivadores para implantação do Campo Experimental da Cotripal Agropecuária Cooperativa, de Panambi, uma estação de pesquisas de 50 hectares, onde são testadas e avaliadas diversas alternativas para a agricultura da região, com inúmeros experimentos realizados e onde renomados pesquisadores, engenheiros e técnicos altamente especializados fazem testes para garantir maior produtividade para a lavoura dos associados à cooperativa.

O Campo Experimental, sob responsabilidade de Dênio, é também um dos meios da Cotripal exercer o sexto dos sete princípios do cooperativismo, a intercooperação: “A gente divide isso com outros colegas de cooperativas, que são muito experientes também, possuem as suas particularidades, nos auxiliam muitas vezes, e eu acredito que (o Capo Experimental) tem sido muito importante para a região também”, afirmou.

Histórias Reais do Cooperativismo retorna em 2019

Foi muito bom ver essas seis histórias retratadas nos episódios da edição 2018 do Histórias Reais do Cooperativismo. Nós temos orgulho de ver que o cooperativismo transforma a vida de muita gente, e sabemos que você deve ter se identificado com uma ou mais dessas histórias de vida.

Já estamos planejando a quarta temporada do Histórias Reais do Cooperativismo para veicular em 2019. Se você conhece alguém que mereça estar na próxima temporada, que leve o cooperativismo no sangue ou que simplesmente tenha sido transformado pelo cooperativismo, mande pra nós que teremos o maior orgulho em contar mais esta trajetória. Afinal, a história de sucesso do cooperativismo é a história de cada um.