Ir para o conteúdo principal

Cooperativas poderão participar do Selo Agro+ Integridade

As cooperativas agropecuárias poderão obter o Selo Agro+ Integridade (edição 2019-2020) para adicionar nas embalagens de seus produtos. Para isso, basta que elas participem de uma seleção de identificação daquelas que estão de acordo com as regras do programa. As inscrições começam no dia 1° de fevereiro, vão até o dia 31/5 e devem ser feitas diretamente no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A boa notícia foi publicada no Diário Oficial da União dessa terça-feira (22) é o resultado de negociações entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e a Assessoria Especial de Controle Interno do Mapa. Logo que foi lançado, no mês passado, o programa não previa a participação das cooperativas, apenas de empresas do setor agropecuário que desenvolvam boas práticas de integridade, responsabilidade social e sustentabilidade.

Vale destacar, também, que a portaria que inclui representantes da Organização da OCB no Comitê Gestor do “Selo Agro+ Integridade” está sob análise na Secretária Executiva do Mapa e a expectativa dos cooperativistas é de que seja publicada nos próximos dias.

VANTAGENS

As empresas e cooperativas selecionadas no programa terão o direito de utilizar o Selo Agro+ Integridade em seus produtos e em meios de comunicação, publicidade e afins durante a vigência do mesmo. Além disso, o Mapa também poderá divulgar em sua página oficial, no espaço destinado ao tema integridade, as boas práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade adotadas pelos premiados.

SAIBA MAIS

O Selo Agro+ Integridade tem quatro objetivos. São eles:

  1. Estimular a implementação de programas de integridade, ética e de sustentabilidade, em seu amplo espectro, qual seja: econômico, social e ambiental;
  2. Conscientizar empresas e cooperativas do agronegócio sobre seu relevante papel no enfrentamento às práticas concorrenciais corruptas e antiéticas;
  3. Reconhecer práticas de integridade e ética em empresas e cooperativas do agronegócio no mercado nacional, no relacionamento entre si e com o setor público; e
  4. Mitigar riscos de ocorrência de fraudes e corrupção nas relações entre o setor público e o setor privado ligado ao agronegócio.

São público-alvo do programa as empresas do agronegócio, instaladas no País, dedicadas à prática agropecuária de qualquer natureza, as empresas de insumos diretamente vinculadas à produção agropecuária e as cooperativas de produção agropecuária, instaladas no País.

 Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB