Ir para o conteúdo principal

Vinícola Garibaldi atinge recorde de faturamento

Os números provam que, definitivamente, o ano de 2018 foi emblemático na história da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Com um trabalho de gestão focado no desenvolvimento de toda a pirâmide produtiva, a Cooperativa registrou faturamento recorde de R$ 155 milhões – crescimento percentual de 16% em relação a 2017. Os resultados foram impulsionados pela venda de espumantes, que representam 32% do faturamento total da Cooperativa. Sucos de uva, vinhos finos, filtrados e atrações do complexo enoturístico completam o sucesso de desempenho.

“A ascensão da Cooperativa Vinícola Garibaldi nos últimos anos, especialmente em 2018, é fruto de uma gestão comprometida com qualificação e união das famílias produtoras, investimentos em produção, diversidade no enoturismo e atenção em cada detalhe na elaboração das bebidas para oferecer experiências únicas aos consumidores. Nossa meta, agora, é trabalhar para encerrar 2019 com crescimento em torno de 20% no faturamento total”, comenta o presidente da Cooperativa, Oscar Ló.

Atualmente, os estados brasileiros com maior representatividade nas vendas da Cooperativa Vinícola Garibaldi são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Já os estados onde a marca mais cresceu foram Mato Grosso (57%), Pernambuco (50%) e Santa Catarina (37%). Os três rótulos mais comprados pelos brasileiros em 2018 foram os espumantes Garibaldi Moscatel (premiado como Melhor espumante do Cone Sul) e Garibaldi Vero Brut, além do suco de uva Garibaldi Integral.

SAFRA 2019

A Cooperativa Vinícola Garibaldi espera receber 23 milhões de quilos de uva na Safra 2019, cerca de 15% a mais em relação ao período anterior. As projeções otimistas são embasadas pela soma de sinais favoráveis registrados ao longo do ano passado. “Como tivemos um inverno rigoroso, a brotação foi bastante uniforme nos vinhedos, o que leva a crer que teremos uma produtividade acima da média. Durante a fase de floração, o excesso de umidade exigiu um cuidado maior a fim de evitarmos a incidência de doenças fúngicas. Tivemos, ainda, ocorrência de granizo e ventos fortes em áreas isoladas, mas que não afetaram os vinhedos de nossos associados. De qualquer maneira, trabalhamos métodos de manejo como desfolha e desbrote para minimizar o impacto de fenômenos climáticos adversos. Por isso, temos expectativa de receber uvas com qualidade e maturação adequadas”, relata o enólogo da Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari.

O recebimento das uvas iniciou no dia 3 de janeiro, com variedades como Chardonnay e Pinot Noir (para espumantes) e algumas tintas para suco, como concord e niágara, por exemplo. Estima-se que a safra 2019 originará aproximadamente 17 milhões de litros de bebidas derivadas da uva, entre espumantes, vinhos, sucos, frisantes e filtrados. Para dar conta dessa movimentação, no auge da safra o número de contratações extras pode chegar até 50 pessoas, alocadas no recebimento das uvas, na cantina e, também, estagiários de enologia.

Neste ano, deve ser processado grande volume de uvas tintas Bordô e Isabel para a elaboração de suco integral. Já para os espumantes, carro-chefe da marca, haverá aumento geral na quantidade de uvas processadas de todas as variedades: Chardonnay, Pinot Noir, Prosecco, Moscatos e Riesling Itálico. “Boa parte desse acréscimo da quantidade de uvas brancas para espumante se devem a um trabalho de conversão de vinhedos realizados com nossos associados, a fim de atender a expansão das vendas de espumantes que temos alcançado nos últimos anos”, explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Garibaldi