Ir para o conteúdo principal

Languiru conclui atividades do primeiro grupo de Programa de Desenvolvimento

A cada duas semanas, a rotina da propriedade rural foi trocada pelo ambiente de uma sala de aula. Entre idas e vindas, experiências foram compartilhadas com aqueles que dividem o mesmo cotidiano. Foram oito meses de novos ensinamentos e de muita dedicação, com o propósito de contribuir, de forma mais efetiva, no projeto de expansão da Cooperativa Languiru.

No dia 23 de janeiro ocorreu a formatura do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, tendo por local o Pavilhão Social da Associação dos Funcionários da Languiru. O orgulho era visível no rosto dos 46 formandos, considerando que foi a primeira turma a obter esta qualificação na história da cooperativa teutoniense. Esse sentimento também foi corroborado pelos 240 familiares que prestigiaram a cerimônia.

Tomada de decisões e envolvimento com a comunidade

O diretor de educação do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Antônio Raimundo dos Santos, enalteceu o momento do sistema cooperativista no país e classificou o curso como um “chamado” para melhorar o nível do cooperativismo local, regional e nacional. “Buscar informação é um investimento de grande retorno. Governança é zelar para que todos os integrantes estejam devidamente representados. Não podemos mais tomar decisões no ‘achismo’”, alertou.

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (FecoAgro), Paulo Pires, confessou estar “orgulhoso” em liderar a entidade ao ver o trabalho de uma cooperativa como a Languiru. “As cooperativas têm o compromisso de se envolverem com a comunidade e, por isso, temos que ter um quadro social preparado”, afirmou.

Valorização do cooperativismo

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, destacou a palavra “LANG” ao mencionar o nome da cooperativa, que significa longevidade em alemão, e comentou que a turma enaltece o cooperativismo ao buscar conhecimento e compreender a essência do sistema. “Em toda a minha vida, nunca imaginei que, um dia, pudesse entregar um certificado a um senhor de 80 anos. Se somarmos as idades, vamos ter centenas de anos de conhecimento com todos estes formandos”, filosofou, saudando o formando Lauro Schröer (80).

Futuro e transparência

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, relembrou o desenvolvimento e implantação do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem à Languiru aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão. “A cooperativa está sendo organizada para o futuro, de modo que esse trabalho fique como legado. Acreditamos num futuro promissor, seguindo os caminhos da transparência. Não existe sistema que represente tanto quanto o cooperativismo”, disse.

Organização e metodologia

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, voltado ao desenvolvimento da liderança cooperativa, foi uma capacitação gratuita oferecida pela Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). Foi destinada aos líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Teve o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de membros de Conselhos, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas.

O curso foi dividido em módulos que debateram autogestão, cooperativismo, direito cooperativo, negociação e gestão de conflitos, estratégias de mercado, comunicação e liderança, gestão de projetos, gestão econômica e financeira, análise de investimentos e governança cooperativa. As aulas iniciaram no dia 13 de abril e se estenderam até o dia 08 de dezembro de 2018.