Ir para o conteúdo principal

Aprendiz Cooperativo do Campo é tema de painel na Expo Agro Cotricampo

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo do Sescoop/RS foi tema do Painel Jovens do Campo, realizado na tarde desta quinta-feira (21/2), no primeiro dia da quarta edição da Expo Agro Cotricampo, feira que acontece no município de Campo Novo, na região Celeiro do Estado. Com a presença de 300 pessoas, o evento contou com a participação de jovens que cursam o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo nas cidades de Santa Rosa, Crissiumal, Sarandi, São Luiz Gonzaga e Chapada.

Em sua saudação inicial, o anfitrião da feira, presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, destacou o esforço dos jovens e dos presidentes das cooperativas cotizadoras do Aprendiz para que os estudantes de diferentes turmas do Estado pudessem participar do painel. O dirigente ressaltou o apoio do Sescoop/RS e o incentivo do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, para que o Aprendiz Cooperativo do Campo pudesse se tornar uma realidade na Cotricampo. Bridi agradeceu também a presença de representantes da Cooperconcórdia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) no painel.

Investimento em educação e aperfeiçoamento profissional

Perius salienta que o Programa Aprendiz Cooperativo abre as portas do mercado de trabalho para estudantes. “O Aprendiz Cooperativo é o meio para que o jovem possa se aperfeiçoar, seja no campo ou na cidade, seja no serviço urbano ou no serviço do campo”.

De acordo com o presidente do Sistema Cooperativista gaúcho, o investimento no Programa evidencia o quanto o Sescoop/RS investe na formação técnico-profissional, bem como contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades. “O investimento do Sescoop/RS no Aprendiz Cooperarativo, juntamente com as cooperativas, alcança este ano cerca de R$ 33 milhões. São 2.666 aprendizes de cursos e mais 11 turmas que somam juntas 132 jovens cursando o Aprendiz Cooperativo do Campo”, afirma Perius.

Qualificação do jovem para a gestão eficiente das propriedades rurais

Para o diretor do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo da Cooperconcórdia, Tiago Moroni de Souza, o Programa vem de encontro à qualificação do jovem para a gestão eficiente das propriedades rurais, preparando-os para se tornarem mais competitivos e bem-sucedidos nas atividades agropecuárias. “A gente sempre discute sobre como precisamos ser profissionais naquilo que nós fazemos. Não estamos mais competindo com os nossos vizinhos, nós competimos com o mundo inteiro, com a China, com a Índia, Nova Zelândia, enfim estamos abertos ao mundo. Precisamos ser muito bons no que fazemos para que consigamos ter sucesso nos nossos empreendimentos e, consequentemente, melhorar a vida de todos aqueles que estão a nossa volta”, comenta Souza.

O futuro está no campo

Recém-formados na cerimônia dessa quarta-feira (20/2), pela turma do Aprendiz Cooperativo do Campo de Santa Rosa, os jovens Mauricio Dragon, filho de pais associados à Coopermil, e Fernanda Kétlin Wruck, filha de sócio da Cotrirosa, prestaram depoimentos sobre o curso e os reflexos do mesmo em suas vidas. Para Dragon, o Programa permitiu que ele pudesse conhecer melhor a história da propriedade da sua família. “A partir das atividades práticas desenvolvidas através da metodologia de ensino do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo tive a oportunidade de poder conhecer melhor a nossa propriedade e pude aprender como ela foi criada e o quantoos meus pais e os meus avós batalharam para conseguir ela”.

O jovem destaca a importância de todos que participam do Programa valorizarem o conhecimento oriundo das aulas práticas. “Todos os jovens que iniciarem o Aprendiz Cooperativo do Campo vão aprender sobre a propriedade e devem valorizar isso. Eu ouvi a história da propriedade da minha família e hoje eu quero manter e dar continuidade na produção de leite. O Aprendiz com certeza me abriu mais portas”, complementou.

Personalidade e sonho de seguir no campo

Para a jovem Fernanda, natural de Cândido Godói, mas que reside atualmente no interior de Santa Rosa, o sonho sempre foi o de permanecer no campo. “Na minha família ninguém me apoiava para ficar no campo. Eu sou de uma família muito pobre. Minha mãe me incentivava bastante para ir à cidade para ter uma vida melhor. Meus pais não queriam que eu tivesse a vida sofrida que eles tinham no campo. Só que eu pensei, na cidade também não é fácil, não é mil maravilhas como dizem, no campo e melhor”. E foi graças a sua personalidade forte e o sonho de permanecer no campo que Fernanda contrariou a ideia dos seus pais e decidiu investir no Aprendiz Cooperativo do Campo. “Eu decidi que vou ficar no campo. Eu vou investir e o meu objetivo é ser uma grande produtora de leite, e se depender de mim eu vou realizar esse meu sonho”, completou.

Cooperativas marcam presença    

O Painel Jovens do Campo contou com a participação de alunos do Aprendiz Cooperativo do Campo cotizados pelas cooperativas Cotrirosa, Coopermil, Cotricampo, Cotrisal e Coopatrigo. Sob a mediação da professora da UFSM, Rosani Marisa Stanevello, o painel trouxe também depoimentos da estudante de Mestrado Acadêmico em Agronegócios da UFSM, a moçambicana Ricardina António Janeque, o acadêmico do 7° semestre do Curso de Agronomia da Uergs, Emerson Saueressig Finken, além do professor Nilson Luiz Costa (UFSM) e da professora adjunta da Uergs, Luciane Sippert Lanzanova.