Ir para o conteúdo principal

Unimed VTRP comemora a marca de 24 cadeiras de rodas doadas para instituições da região

Facilitar o acesso de pessoas com deficiência e promover a consciência sobre o futuro do planeta. Estas duas atitudes ajudam a entender o conceito de sustentabilidade que a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) busca reforçar a cada ano nos municípios onde atua. Uma das ações que marca esse objetivo é a campanha Eu Ajudo na Lata, que teve resultados muito expressivos nos últimos anos. No decorrer de 2018, a Unimed VTRP realizou a doação de três cadeiras de rodas adquiridas por meio da venda dos lacres que são recolhidos nos pontos de atendimento da Cooperativa Médica nos municípios de sua área de atuação.

As doações mais recentes foram para o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, no Vale do Taquari e para os hospitais Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, e São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, ambos no Vale do Rio Pardo. Conforme o diretor-executivo do Hospital Ouro Branco, André Lagemann, em momentos onde todos os recursos precisam ser cirurgicamente investidos na saúde, esta parceria é fundamental para a manutenção do bom atendimento à comunidade. “Ficamos felizes com a doação, que chega em boa hora, e será muito útil para os nossos pacientes”, constatou.

Para o diretor geral do Hospital, Vilmar Thomé, parcerias como essa são cada vez mais fundamentais. “Quem ganha com inciativas como essa são as comunidades da nossa região”, pontuou. Também beneficiado nesta etapa da campanha, o Hospital São Sebastião Mártir comemorou a parceria com a Unimed VTRP. “Essa cooperação entre as entidades dos vales do Taquari e Rio Pardo é salutar. Todos são beneficiados”, assegurou.

Diretora de Desenvolvimento da Unimed VTRP, a médica Cynthia Caetano lembra que, desde que a Cooperativa foi fundada, em 1971, o compromisso com as comunidades onde atua está sempre presente nas ações. “Os lacres das latinhas viabilizam a aquisição destas cadeiras de rodas. O alumínio, quando descartado de maneira incorreta, agride o meio ambiente é algo nocivo para a natureza. Com a nossa campanha, ele se transforma em uma cadeira de rodas, um objeto que melhora a qualidade de vida de muitas pessoas dos nossos municípios”, observou.

Nestes seis anos de campanha, foram 10 cadeiras para instituições do Vale do Taquari, 10 para o Vale do Rio Pardo e quatro para a Região do Jacuí, as três regiões que fazem parte da atuação da Unimed VTRP. Vale lembrar que a campanha Eu Ajudo na Lata recebe os lacres das latas de alumínio, vende o material e reverte este valor na compra de cadeiras de rodas, posteriormente doadas a instituições sociais que atendem pessoas com alguma dificuldade para se locomover.

 

MOBILIZAÇÃO REGIONAL PARTE DA CRIANÇADA

O êxito da campanha nos últimos anos se deu muito em função do empenho das comunidades na arrecadação dos lacres. Mais de uma centena de escolas e instituições da área de abrangência da Unimed VTRP está envolvida na causa. Nas escolas, crianças, adolescentes, professores e corpo diretivo mostraram que reciclagem, preservação e boas ações também fazem parte dos ensinamentos.

No Vale do Rio Pardo, o santa-cruzense Arthur Rehling Kolosque, 11 anos, membro do Grupo Escoteiro Santa Cruz, é um exemplo de engajamento. Em 2018, ele incentivou os colegas de escola para a doação de milhares de lacres. É o quarto ano consecutivo que ele participa da campanha, sempre com muito entusiasmo. “Fico feliz em poder ajudar o meio ambiente e ao mesmo tempo saber que pessoas e hospitais serão beneficiados também. Se cada um fizer um pouquinho, podemos melhorar muita coisa no mundo”, garante.

Apoiado pelos pais, Jeferson Alberto Copello Kolosque e Elizangela Rehling Kolosque, Arthur busca apoio e lacres junto aos estabelecimentos comerciais de Santa Cruz em uma verdadeira corrente do bem.

No Vale do Taquari, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, lançou no Festival do Livro que realiza anualmente uma ação de conscientização ambiental. O Coral Infantil gravou um videoclipe estimulando o cuidado com o planeta e a arrecadação de lacres para a campanha Eu Ajudo na Lata. Também em Lajeado, o Colégio Madre Bárbara se mobilizou, e entregou em dezembro 67 garrafas com lacres.

“A participação das escolas é fundamental neste processo. É uma parceria que acontece desde o primeiro ano, e vem crescendo cada vez mais. Reforçamos sempre que a campanha não visa estimular o consumo de bebidas industrializadas, mas sim a correta destinação dos resíduos”, enaltece a coordenadora de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.

COMO AJUDAR NA LATA?

Basta entregar os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da Unimed VTRP. Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, aproximadamente 300 garrafas pet de dois Litros cheias de lacres. Mais informações podem ser obtidas junto a área de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP pelo e-mail sustentabilidade@unimedvtrp.com.br.

Fonte: Unimed VTRP