Ir para o conteúdo principal

Cooperativas constroem modelo empreendedor sobre os alicerces da igualdade de gênero

Hoje é dia de celebrar a importância das mulheres no movimento cooperativista, no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) divulgou a mensagem de sua presidente do Comitê de Igualdade de Gênero, María Eugenia Pérez Zea. Confira abaixo o texto na íntegra:

“Pense Igual, Construa Inteligente, Inove para Mudar” é o slogan do Dia Internacional da Mulher das Nações Unidas. Cooperados de todo o mundo estão chamando para mostrar como as cooperativas são um modelo empreendedor e inovador que se baseia em uma base de igualdade de gênero.

Com um dos nossos princípios cooperativos sendo adesão voluntária e livre, a igualdade de gênero sempre foi uma característica fundamental do movimento cooperativo. O cooperativismo está liderando o caminho em termos de inovação, porque a inovação vem das pessoas – e as cooperativas, colocando o ônus sobre os próprios associados para resolver suas necessidades e aspirações, se adaptam constantemente às demandas de uma sociedade em constante evolução.

O 8 de março é uma oportunidade para reconhecer as contribuições das mulheres para o desenvolvimento das sociedades e do mundo, através do trabalho remunerado e não remunerado. Em diferentes países do mundo, o Comitê de Igualdade de Gênero da ACI está mostrando como as cooperativas estão apoiando as mulheres no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, proporcionando empregos de qualidade e de longo prazo.

É essencial que construamos processos inclusivos, participativos e integrais em nossos governos para criar políticas estatais que visem alcançar a igualdade em todos os setores por meio de estratégias inovadoras nas quais as mulheres desempenham um papel decisivo na construção do país.

Apelamos ao avanço de uma economia solidária, como uma saída para as questões de disparidade social, alcançáveis ​​graças aos seus valores e essência da participação democrática, inclusão, bem comum e igualdade.

Hoje, queremos lembrar também o papel das cooperativas que oferecem oportunidades de trabalho e inclusão social para mulheres vítimas de violência. Nosso trabalho é acabar com o tráfico de mulheres e meninas, a mutilação genital feminina, o casamento infantil, as disparidades salariais entre homens e mulheres, o femicídio, o abuso sexual e o assédio no local de trabalho.

Esta é uma tarefa para todos, não apenas mulheres. Uma vez que possamos oferecer educação decente e inclusiva, justiça igualitária e rejeitar a impunidade daqueles que cometeram violência e abuso contra as mulheres, eliminaremos todos os atos de violência, fome e pobreza, investindo em projetos que promovam a igualdade.

Agora temos os recursos para nos aproximar, estar mais conectados e mais bem informados sobre o que está acontecendo no mundo. Podemos nos basear na globalização e nas relações que temos entre os países para pensar sobre a igualdade.

Precisamos enfrentar desafios e gerar mudanças transversais através da inovação, considerando como as sociedades estão se transformando. Vemos que as cooperativas podem ajudar nesse sentido.

O modelo cooperativo é particularmente adequado para resolver esses desafios, porque tem a capacidade de educar completamente os diversos atores envolvidos nas atividades, através do controle coletivo e democrático.

Temos a árdua tarefa de contribuir e unir a construção de um futuro ideal, melhor para todas as mulheres e meninas. Vamos trabalhar para tornar o quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Alcançar a igualdade de gênero e capacitar todas as mulheres e meninas” uma realidade!

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional