Ir para o conteúdo principal

Governador Eduardo Leite recebido na Casa do Cooperativismo na Expodireto

As cooperativas gaúchas recepcionaram na tarde de hoje (11/03), no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na Expodireto Cotrijal, o governador Eduardo Leite e cinco secretários de Estado: Otomar Vivian, Chefe da Casa Civil; Covatti Filho, Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Juvir Costella, Secretário de Logística e Transportes; Artur Lemos, Secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura e Ana Amélia Lemos, Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais. Como pauta do encontro, os cooperativistas fizeram ao governo o pedido da criação de uma subsecretaria do Cooperativismo na estrutura do Estado e um projeto de incentivo fiscal à execução de serviços privados de assistência técnica e extensão rural executados pelas cooperativas gaúchas.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou a importância da Expodireto e o trabalho na agricultura de precisão iniciado pela Cotrijal, além da importância econômica e social das cooperativas no RS, com destaque para o crescimento médio de 44% no faturamento nos últimos quatro anos, em cooperativas de diferentes ramos de atividades. Ao reforçar as duas pautas do setor, Perius lembrou que o valor do investimento das cooperativas em assistência técnica e extensão rural por ano chega a uma cifra de R$ 110 milhões de reais. Para a criação da subsecretaria, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS lembrou da diversidade de ações das cooperativas em seus diferentes ramos de atividades econômicas.

O governador Eduardo Leite saudou os membros do cooperativismo gaúcho e seu  importante papel  na economia do Rio Grande do Sul. Sobre as pautas apresentadas pelo setor cooperativista, disse que a questão da subsecretaria será tratada na esfera governamental. “Sobre as demandas apresentadas, essa condição de uma subsecretaria merece ser estudada pela relevância do tema. Peço aos secretários presentes que estudem a reformatação. Eu asseguro a condução do Covatti Filho para fortalecer as políticas pública da agricultura familiar e do cooperativismo. Já o projeto de assistência técnica merece atenção pela credibilidade que tem a Ocergs, fixando o homem e a mulher no campo e melhorando a nossa condição. Ao final teremos frutos que serão colhidos por todo nosso Estado”, disse Eduardo Leite.

Incentivo à execução de assistência técnica e extensão rural

Pela proposta da Ocergs, as cooperativas receberiam em créditos presumidos 50% do valor dispendido em serviços privados de assistência técnica e extensão rural, valor que seria deduzido do ICMS gerado no ano subsequente ao da aplicação da verba.

Estiveram presentes os diretores da Ocergs, Irno Pretto, Margaret Garcia da Cunha, Iluir de Pauli, Darci Hartmann e Roberto Bresolin, além de Nei Mânica e Ênio Schroeder, presidente e vice da Cotrijal; Gilberto Piccinini, presidente da Cosuel; Jânio Stefanello, presidente da Coprel; Germano Döwich, presidente da Cotripal, dentre outros dirigentes e colaboradores de cooperativas e federações.