Ir para o conteúdo principal

CCGL lança Rede Técnica Cooperativa

Foi lançado na tarde dessa terça-feira (12/03) na Expodireto 2019 o projeto da Rede Técnica Cooperativa – RTC, que conta com a participação das todas as cooperativas associadas à CCGL.  O coordenador técnico Geomar Mateus Corassa apresentou o projeto, acompanhado dos palestrantes Antônio Luis Santi, que falou sobre manejo do solo, Elmar Luis Floss, sobre nutrição de plantas e André Pessôa, que falou sobre mercado de grãos.

Por meio da integração de campos experimentais, desenvolvimento e validação de práticas agrícolas o projeto tem por objetivo tornar-se referência na recomendação de boas práticas agrícolas, uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais, além de inovação e tecnologia com escala e rentabilidade, visando a melhor renda dos agricultores cooperados.

A RTC envolve mais de 30 cooperativas filiadas à CCGL. O projeto, em parceria com a Fecoagro, oferece uma unidade de pesquisa e tecnologia voltada para as cooperativas, que podem utilizar toda a experiência e conhecimento técnico especializado para suas realidades regionais. Tendo como um dos principais objetivos a democratização da informação, o projeto iniciou em abril de 2018 e já oferece um aplicativo para engenheiros agrônomos e disponibiliza palestras gratuitas online para os associados, fazendo com que as informações atinjam um número maior de público sem precisar de deslocamento. Neste período já são 120 experimentos a campo, sendo sete prioritários que envolvem oito cooperativas, especialmente envolvendo culturas de verão, como soja e milho. Dentre os desafios para este próximo ano, a CCGL quer buscar a reintegração das cooperativas e quebrar paradigmas, posicionando-se cada vez mais na vanguarda de conhecimento.

Em junho próximo, será realizada a 1ª Jornada da RTC em Gramado, com foco em Biotecnologia e Inovação. Para saber mais, entre em contato com a CCGL no site https://www.ccgl.com.br/site/.