Ir para o conteúdo principal

Pesquisa relaciona cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

A 21ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, organizada pelo Jornal do Comércio e a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas, reconheceu na manhã desta terça-feira (12/3), no Teatro do Sesi, as marcas mais lembradas e preferidas pelos empresários, gestores e altos executivos do Estado. A pesquisa relaciona nove cooperativas em 11 categorias distintas – Grande Marca Gaúchas, Banco, Vinho, Cooperativa, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Produtos Lácteos, Queijo, Espumante, Hospital e Laboratório Clínico. Além das cooperativas, a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) aparece como uma das marcas mais lembradas e preferidas na categoria Entidade Rural.

De acordo com o diretor-presidente do Jornal do Comércio, Mércio Tumelero, a pesquisa colabora para a compreensão do verdadeiro significado das marcas na economia. “Mostramos que a marca não é apenas o logotipo de um produto, mas um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis que ela carrega”. E o responsável técnico pela pesquisa, o diretor da Qualidata, Paulo Di Vicenzi, reitera que a força da marca pode ser medida quando a mesma passa a ser propriedade dos seus consumidores. “Uma marca forte é aquela que deixa de ser propriedade da empresa, é aquela que deixa de ser propriedade dos seus gestores e passa a ser propriedade dos seus consumidores e do público em geral”.

Ramos Agropecuário, Crédito e Saúde presentes

Entre as cinco marcas mais lembradas e preferidas em 72 setores e três categorias especiais estão as seguintes cooperativas: Santa Clara, Sicredi, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Unimed, Unicred, Cotrijal, Piá e Uniodonto.

Ocergs é destaque como Entidade Rural  

Confiança e credibilidade são ativos importantes que reforçam a eficiência e o jeito único de trabalhar do cooperativismo. E nesse sentido, a Ocergs foi reconhecida na categoria Entidade Rural como a quinta marca mais lembrada, com 1,4%, e a quarta marca preferida pelos empresários, gestores e executivos gaúchos, com 1,7%. “O resultado da pesquisa reforça o trabalho sério e comprometido do cooperativismo gaúcho, que mais uma vez mostra-se forte ante adversidades, em tempos de resiliência econômica. O modelo cooperativista apresenta crescimento e atua como agente propulsor do desenvolvimento econômico e social no Rio Grande do Sul”, ressalta o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Como é feita a pesquisa Marcas de Quem Decide 2019

Realizado anualmente no Rio Grande do Sul, o levantamento de 2019 inclui 72 setores econômicos e três categorias especiais: Grande Marca Gaúcha, Marca Gaúcha Inovadora e Marca Gaúcha Ambiental – todas marcas indicadas nas modalidades “lembrança” e “preferência”, por proprietários, executivos de negócios, gestores e profissionais liberais. O Marcas de Quem Decide é um estudo estatístico descritivo, com amostragem representativa do público pesquisado, tendo como base a distribuição econômica em sete regiões do Estado e contemplando todos municípios que representam 0,5% ou mais do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho.

A avaliação dos níveis de lembrança e preferência em todos os setores desta edição contou com a participação de 348 pessoas, todas elas empresários e altos executivos gaúchos.

Confira abaixo a relação das menções alcançadas pelas cooperativas nas modalidades, em suas respectivas categorias:

SETOR: GRANDE MARCA GAÚCHA

Lembradas

9° lugar: Santa Clara (2,3%)

Preferidas

9° lugar: Sicredi (2,3%)

SETOR: BANCO

Lembradas

2° lugar: Sicredi (17,8%)

Preferidas

1° lugar: Sicredi (18,4%)

SETOR: VINHO

Lembradas

1° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (16,7%)

5° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (4,6%)

Preferidas

2° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (12,1%)

SETOR: COOPERATIVA

Lembradas

1° lugar: Sicredi (46,8%)

2° lugar: Santa Clara (6,3%)

3° lugar: Unimed (5,7%)

4° lugar: Unicred (2,9%)

5° lugar: Cotrijal (2,3%)

Preferidas

1° lugar: Sicredi (44%)

2° lugar: Unimed (6,9%)

3° lugar: Santa Clara (5,7%)

4° lugar: Unicred (2,9%)

5° lugar: Piá (2,3%)

SETOR: PLANO DE SAÚDE

Lembradas

1° lugar: Unimed (79%)

Preferidas

1° lugar: Unimed (74,4%)

SETOR: PLANO ODONTOLÓGICO

Lembradas

1° lugar: Uniodonto (19%)

2° lugar: Odonto Unimed (4,6%)

Preferidas

1° lugar: Uniodonto (18,4%)

2° lugar: Odonto Unimed (5,5%)

SETOR: PRODUTOS LÁCTEOS

Lembradas

1° lugar: Santa Clara (26,4%)

2° lugar: Piá (19%)

Preferidas

1° lugar: Santa Clara (27%)

2° lugar: Piá (21,3%)

SETOR: QUEIJO  

Lembradas

1° lugar: Santa Clara (46,3%)

4° lugar: Piá (2%)

Preferidas

1° lugar: Santa Clara (38,5%)

3° lugar: Piá (3,4%)

5° lugar: Languiru (2,2%)

SETOR: ESPUMANTE

Lembradas

2° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (10,9%)

5° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (6%)

Preferidas

3° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (10,3%)

SETOR: HOSPITAL

Preferidas

5° lugar: Unimed (4,6%)

SETOR: LABORATÓRIO CLÍNICO

Lembradas

2° lugar: Unimed (6,3%)

Preferidas

2° lugar: Unimed (13,8%)