Ir para o conteúdo principal

Dia de Cooperar 2019 é lançado no Rio Grande do Sul

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) lançou na manhã de hoje (13/03) no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o Dia de Cooperar (Dia C) 2019. Na presença de dirigentes cooperativistas, colaboradores de cooperativas, associados, jovens alunos de cooperativas escolares e imprensa, foram destacados os objetivos do Dia C para o ano de 2019.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse que o Dia de Cooperar é a essência do cooperativismo, uma possibilidade de demonstrarmos para a sociedade o quanto o cooperativismo contribui para o desenvolvimento sócio e econômico das pessoas. “Temos com o Dia de Cooperar uma excelente oportunidade de nos darmos as mãos, trazendo exemplos de como colocar em prática a nossa essência, o quanto somos importantes uns para os outros, crescendo juntos em uma sociedade mais justa e equilibrada. Podemos com esse projeto enxergar e auxiliar ao próximo, contribuindo para melhorar a vida das pessoas das comunidades onde as cooperativas estão inseridas”, frisou Perius.

Participaram também da abertura do evento e trouxeram a mensagem da cooperação aos participantes do evento o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, acompanhado do vice-presidente Ênio Schroeder; o presidente da Uniodonto Federação e diretor da Ocergs, Irno Pretto; o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos; o presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, José Celeste de Negri; o presidente da Coprel, Jânio Stefanello; a presidente da Fetrabalho/RS, Margaret Garcia da Cunha e o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires. Acompanhou as atividades dos cooperativistas, em nome do governo do RS, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

A analista técnica do setor de Promoção Social do Sescoop/RS, Elisângela Becker, apresentou aos participantes a essência do projeto para o ano de 2019 e os resultados das ações desenvolvidas pelas cooperativas gaúchas em 2018, reforçando a necessidade de inscrição dos projetos no site do Programa.

O coordenador de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Junior Oliveira, apresentou aos participantes as estratégias de comunicação das cooperativas para a potencialização dos resultados das ações, como forma de sistematizar as informações para que o Sistema OCB e as unidades estaduais possam buscar um maior número de inserções na mídia.

Com o objetivo de aumentar o número de ações inscritas e as pessoas impactadas com as ações das cooperativas, o Sistema OCB, que apoia e organiza o movimento Dia de Cooperar, disponibiliza uma série de materiais de divulgação e sensibilização. Assim, as organizações estaduais do Sistema e as cooperativas poderão renovar seu compromisso de cuidar das pessoas.

Apresentaram ainda o resultado de suas ações e seu planejamento para este ano as cooperativas Cotrijal, Uniodonto Federação, Cotriel, Sicredi Cooperação RS/SC, Coagrisol, Coprel e Fetrabalho, que em painéis de 10 minutos mostraram o engajamento de suas cooperativas nas ações do Dia de Cooperar.

ODS

As cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar as ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo, e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente.

Sobre o Dia C 2019

O Dia de Cooperar 2019 propõe mostrar que atitudes simples podem mudar a realidade das comunidades, e que as ações das cooperativas impactam diretamente a vida de muitas pessoas. O objetivo é ilustrar que existem várias possibilidades de atuar em ações duradouras, que visam transformar a realidade da comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento contínuo, sustentável e responsável.

Os números do Dia C 2018 no país:

1.864 ações

1.706 cooperativas participantes

119.624 voluntários

1.136 municípios impactados

Mais de 2 milhões de beneficiados

Os números do Dia C 2018 no Rio Grande do Sul:

292 iniciativas

307 cooperativas e parceiras

9.841 voluntários

186 municípios impactados

Mais de 250 mil beneficiados

http://diac.somoscooperativismo.coop.br/